Destinos Esportes

Aos aventureiros que procuram locais para uma boa pedalada ou caminhada nesta época de outono/inverno, a Pedra Grande, em Atibaia, é uma ótima opção para os paulistanos. Distante apenas 85km da capital, a cidade tem um clima bem característico para esta época do ano. A predominância de dias secos nesta época, garantem uma vista maravilhosa do alto da Pedra. De lá, é possível avistar a Serra do Japí em Jundiaí, o Pico do Jaraguá em SP, e a represa de Bragança Paulista.

A Pedra Grande é um maciço de pedra que fica a 1400m de altitude, e pode ser acessada por trilhas de trekking a partir da cidade, ou estrada de terra.
Para as pedaladas, o percurso pode não ser tão longo para os mais bem preparados, mas ainda assim é bastante exigente pelas íngremes subidas. O local também é ponto de saltos de asa-delta e para-glider.

Como chegar
A estrada de terra que dá acesso à pedra, tem saída pela Rod D. Pedro I, no km 65. A partir dalí existem placas indicando o caminho da pedra. É possível chegar de carro lá em cima. Aos que vão pedalando, o carro pode ser deixado no centro da cidade (distante 10km da entrada) ou em um bar no início da estrada de terra.

O percurso de ida é de aproximadamente 13km a partir da rodovia. Os primeiros 3 km ainda são planos, mas a partir daí, iniciam-se as subidas. No início, aindapouco íngremes e mais curtas. Mas como que em um teste de treino, elas vão ficando cada vez mais íngremes e longa conforme vai se aproximando do destino final. Durante todo o percurso, existem dois pequenos trechos planos, com cerca de 500m, onde é possível resgatar um pouquinho de forças, tomar um gel, antes de encarar as próximas ladeiras. A inclinação próxima do cume fica bastante pesada, mas a estrada está em boas condições. Não existem bares ou comércio pelo caminho. Portanto é bom ir preparado com o lanche e isotônico próprio. Caso a água acabe, a cerca de 1km do cume, existe um pequeno córrego para abastecimento. O esforço na subida, mantém o corpo bastante aquecido. Mas no alto da Pedra Grande, o vento pode ser bem forte, e o uso de uma boa jaqueta corta-vento é fundamental para que se consiga contemplar a vista e comemorar a conquista da subida.
Já a descida, é só alegria!! Um enorme down-hill, garante uma boa dose de adrenalina. Mas com prudência, pois pode se encontrar carros pela estrada. Na cidade, há boas opções de restaurantes para repor as energias.

Para verificar o mapa com o trajeto do percurso de bike, clique no link abaixo.
Percurso Atibaia – Pedra Grande – MTB

 

 

 

 

Fonte: QuasarLontra