Destinos

Sempre quando pensamos em Itália, pensamos em Roma, Milão, Sicília, Costa Amalfitana… Mas neve não, né? Acredite, a Itália tem algumas das montanhas mais lindas do mundo! Fica na região de Trentino/Alps. É ali que estão as Dolomitas de Brenta, um tipo de rocha que só existe nessa área e é classificada como Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. Por isso, as dolomitas são consideradas o paraíso dos alpinistas, esquiadores e base jumpers europeus.

Nessa expedição, tive a oportunidade de conhecer três estações de Ski: Madonna di Campiglio, Val di Fassa e San Martino di Castrozza.

skisitalia

Situada a 130 km de Verona, em uma estrada de tirar o fôlego, Madonna di Campiglio é a típica estação de Ski europeia com aquelas casinhas fofas, neve pra todo lado e muitos eventos. Madonna é a montanha que foi praticamente a casa do ex-piloto de Formula 1, Michael Schumacher e, inclusive, uma das pistas mais extremas do local leva o nome do ídolo mundial. A equipe Ferrari, no início de cada temporada, promovia meetings para apresentar seus carros à imprensa, e foi assim que Madonna di Campiglio ficou conhecida no mundo todo. Outro evento grandioso é o Giro d’Itália, uma das mais importantes provas de ciclismo do mundo. A Copa do mundo de Ski também acontece no local há mais de 33 anos.

ski

Mais duas horas ao norte está Val di Fassa, uma das estações da famosa Ski Big Area, a maior área esquiável do mundo. São mais de 1200 km de pistas, sendo que 500 km são conectáveis, ou seja, você precisaria de no mínimo 10 dias esquiando em pistas diferentes pra conhecer todo o local. Uma loucura! Quem acompanha o mundo do Wingsuit Base Jump certamente já ouviu falar do Sass Pordoi, uma montanha de 2950 metros que fica em Val Di Fassa. Foi justamente ali, devido a facilidade de se chegar ao cume da montanha através de uma gondola extremamente rápida saindo da cidade, que os saltos de wingsuit em penhasco se tornaram famosos na Europa. Base Jumpers do mundo todo sonham com esse salto!

Val di fassa 3

Fechando a conta dessa expedição fui conhecer San Martino di Castrozza, cidade bem próxima a Val di Fassa, que eu classificaria como o paraíso para esquiadores iniciantes ou com pouca experiência. As pistas são extremamente largas e é um convite pra quem quer começar a se arriscar no snow park. Os objetos são baixos e fáceis, algo difícil de se encontrar em snow parks mundo afora.

Val di fassa 1

Você pode conferir as aventuras do Navarro todo sábado, às 16h, na RedeTV! 😉