Destinos

O estado de São Paulo é cheio de ótimas opções para os aventureiros. Apenas na região da capital e no litoral existem diversos picos de escalada, rotas cicloturísticas, cachoeiras e trilhas para todos os níveis de experiência e dificuldade. Nós separamos algumas sugestões para você que quer aproveitar os finais de semana ou feriados para explorar a natureza sem ir muito longe de casa.

  1. Trilha Monumentos Históricos Caminhos do Mar

Esta trilha, localizada na famosa Estrada Velha de Santos, entre os municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão, reserva uma imersão na floresta preservada de Mata Atlântica e uma série de passagens por monumentos históricos que resgatam períodos importantes da cultura nacional.

O trajeto completo de ida e volta tem 16 quilômetros, apesar de ser considerado um roteiro de dificuldade média, ele é bastante tranquilo, principalmente porque a maior parte do caminho é pavimentada.

Média-Trilha-Caminho-do-Mar-09
Foto: Trilhas de São Paulo/Gov.

Clique aqui para mais informações.

  1. Trilha do Betari no PETAR

O Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeiro é muito famoso pela quantidade de cavernas que a região abriga. Assim, essa trilha é um prato cheio para quem quer tirar fotos ou admirar as cavernas. O nível de dificuldade também é baixo, com poucas subias e algumas travessas por cursos d’água, mas perfeitamente acessível a iniciantes. Esta é uma boa opção para curtir em família. São apenas 7,2 quilômetros ida e volta e no caminho é possível avistar diversas espécies, como bugios, pacas, lontras e muitas aves. Para finalizar com chave de ouro, a trilha acaba em uma cachoeira, onde é permitido tomar banho.

Foto: Trilhas de São Paulo/GOV
Foto: Trilhas de São Paulo/Gov.

Clique aqui para mais informações.

  1. Trilha do Pai Zé – Parque Estadual do Jaraguá

Esta é uma trilha extremamente perto da capital e considerada de nível difícil, por ter muitas subidas. Ela chega a 1.127 metros de altitude, mas o visual compensa todo o esforço. São apenas quatro quilômetros de distância, mas a dificuldade está nos obstáculos que existem no caminho, com descidas bem íngremes e grandes pedras. Isso não significa que seja necessário ter muita experiência em trilhas para completar o roteiro.

Foto: Trilhas de São Paulo/Gov.
Foto: Trilhas de São Paulo/Gov.

Clique aqui para mais informações.

  1. Trilha do Baepi – Parque Estadual Ilhabela

A Trilha do Baepi prova que Ilhabela é muito mais do que belas praias. O roteiro possui apenas 7,4 quilômetros de extensão, mas, assim como no Jaraguá, é bastante íngreme, o que eleva o nível de dificuldade. O percurso total é de seis horas, por onde o trilheiro passa por áreas extremamente conservadas com diversas espécies de árvores e animais.

Foto: Trilhas de São Paulo/Gov.
Foto: Trilhas de São Paulo/Gov.

Clique aqui para mais informações.

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.