Inspiração

As pessoas que experimentam a corrida de montanha se apaixonam. Os cachorros também!

“O cachorro é o melhor amigo do Homem.” Essa frase é tão famosa, quanto verdadeira. Além de serem excelentes amigos, eles também são ótimos parceiros para todas as horas e aventuras, mesmo que isso signifique correr por horas a fio na montanha. Essa, pelo menos, é a aventura preferida da Milka, uma Fox Paulistinha de 3 anos, que pode, sem dúvida alguma, ser considerada uma corredora de montanhas (e das boas!).

A paixão pela natureza e pelo atletismo é coisa de família e começou cedo. Milka é a cachorrinha de estimação da Juliana Salviano e do Marcelo Sinoca, atleta parceiro The North Face. Os dois são corredores de trail run e, como era de se esperar, a Milka não é diferente.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Essa história teve início em um momento de amor à primeira vista, depois que uma amiga comentou com a Juliana que iria doar três filhotes de Fox Paulistinha: “Quando conheci os 3 filhotes, as duas fêmeas eram diferentes. Uma era bem gordinha e a outra mais magrinha (a Milka sofreu muito quando era bem pequena, quase morreu porque não ganhava peso). Eu falei que queria a magrinha, porque ia correr comigo. A Milka também era a mais carinhosa, dormiu direto no meu colo”, conta Ju.

O sentimento era recíproco e, como explicado por Ju, em uma família de corredores, o esporte começa cedo. “Quando ela tinha uns 4 meses começou a correr comigo no Parque Ibirapuera, depois começamos a levá-la para as trilhas. Ela se deu muito bem correndo, e só foi melhorando!”

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Performance é uma palavra que combina muito com a Milka, aliás. As voltinhas no Ibiarapuera se transformaram em corridas longas, de horas, subindo e descendo montanhas para acompanhar a Ju e o Sinoca. No meio do caminho ela ainda encontra tempo para brincar atrás de gravetos. A lista de corridas e treinos é longa e inclui até um “longão” de 44 km, pelos morros de São Bento do Sapucaí, correndo no ritmo do Sinoca. No dia seguinte, a Milka ainda teve forças para acompanhar a Ju em mais uma corridinha de 18 km. Esse foi o maior desafio dela.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Para chegar nesse nível, não são apenas biscoitinhos e recompensas. Assim como os pais, a Milka precisa treinar forte e manter a rotina de atleta. “Todas as terças e quintas ela vai para o Parque Ibirapuera, e todo sábado está treinando na trilha com a gente e a galera da Trail Runners Brasil. Sábado é o dia mais feliz da semana pra ela”, garante Ju.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Nesses três anos de corrida, a Milka acumulou muitas boas histórias e experiências. Alguns momentos foram só alegrias, mas também já rolaram “perrengues”. Para Ju, a pior ocasião foi quando ela se perdeu em um treino em Campos do Jordão. “No nosso último treino em Campos do Jordão ela, logo no começo, acabou se perdendo de toda a galera (ela fica sem coleira, indo e voltando até o Sinoca ou até mim) e caiu em um buraco, onde não conseguia sair. – ninguém viu. O Staff que estava fechando a trilha ouviu ela chorar e voltou. Tirou ela do buraco e mal conseguia sair depois. Ela correu no sentido contrário em que estávamos e voltou para uma Fazenda. Quando se viu perdida de novo, chorou e o dono da Fazenda a encontrou e prendeu por umas 5 horas, até eu terminar o treino e encontrá-la. Eu fiz o treino inteiro achando que ela estava lá na frente com meus amigos, e fiquei desesperada quando terminei e percebi que ela havia sumido. Foi desesperador!”

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Ainda bem que o susto passa e os momentos felizes são muito mais comuns. Para deixar tudo registrado, a Milka tem o seu próprio perfil no Instagram (@milka_trail_dog), onde todas as suas aventuras e desafios são registrados e ela leva jeito para a fama: “A Milka posa para as fotos, é impressionante. Ela pode estar fazendo o que for, se eu pego a câmera ou o celular ela pára e espera eu tirar a foto”, diz Ju. Essa cachorrinha é realmente uma profissional de alto nível!

Foto: Thaís Teisen/The North Face
Foto: Thaís Teisen/The North Face

Tô expert em passar nesses mata-burros correndo! (E sem cair hein? Rssss) ???

Uma publicação compartilhada por Milka | Brazilian Terrier (@milka_trail_dog) em


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.