Inspiração

Conciliar o esporte de alto nível com a vida profissional já é um desafio. Depois que você vira mãe, organizar os horários, rotinas e ainda ter tempo para aproveitar todas as maravilhas da maternidade fica ainda mais complicado. Mas, não impossível!

Rosalia Camargo, atleta TNF, comprova isso. Além de se destacar no cenário nacional das corridas de montanha, ela ainda é arquiteta e mãe da Maria. Ela mesma conta o segredo para conseguir fazer tudo isso com maestria:

“Vida de mãe e corredora…

Sempre fui atleta, mas hoje também sou mãe!

E eu sou uma daquelas mães que gosta de carregar a filha para todos os lados. Por que não levar a Maria comigo quando vou correr? Afinal, é a melhor hora do dia!

Desde pequenina ela vem me acompanhando na minha rotina diária correndo pela cidade, e hoje, com um ano e nove meses já percorremos mais de 5.000km juntas. Corremos pela ciclovia de Ipanema, Copacabana até o Leme, aproveitando a qualidade do asfalto e a beleza do visual. Na verdade, a Maria dorme a maior parte do tempo, o que me tranquiliza, porque se ela está dormindo é porque se sente confortável no carrinho.

Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo
Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo

Para que tudo isso desse certo eu precisei fazer algumas mudanças. A principal foi o ajuste no horário de treinamento, que antes era a qualquer hora. Agora tem que começar cedo, para que Maria não fique exposta ao sol forte e ao calor do Rio de Janeiro.

Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo
Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo

Outra grande mudança foi de atitude. Aprendi que eu não estava mais sozinha treinando, agora eu era responsável pelo bem estar e segurança da minha filha também. Passei a sair de casa preparada e carregada de água, comida e roupas reservas. Nos dias em que ela resolve não dormir, nós cantamos, contamos os caminhões, imitamos os cachorros latindo e os 13km passam rápido!

Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo
Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo

Pode parecer complicado, mas é super simples nossa rotina e essas horas em que estamos juntas correndo são muito gostosas e cheias de aprendizado e boas lembranças.”