Destinos

Nem só de destinos de aventura vive a série #BonitoPorNatureza. Além de termos uma riqueza natural enorme, o Brasil está cheio de roteiros que mesclam paisagens maravilhosas a tesouros culturais. O estado de Minas Gerais, com suas cidades históricas, é um grande exemplo disso. E é de lá que vêm as nossas 4 dicas de viagem de hoje:

  1. Sabará

A pequena cidade de Sabará está localizada na grande Belo Horizonte, um ponto positivo para quem busca facilidade no acesso. Historicamente o município ficou famoso pela grande quantidade de ouro encontrada ali. Até mesmo o seu nome tem relação ao metal precioso, já que Sabará é uma abreviação em Tupi para uma palavra que significa “grandes olhos brilhantes”. Ainda hoje a cidade tem forte relação com este seu histórico. Por lá estão espalhados antigos casarões, o Museu do Ouro, igrejas e vilas que reservam todo o charme colonial.

  1. Serro

Esta cidade é a junção perfeita entre natureza e patrimônios históricos. Localizada em uma região de montanhas, ela é cercada por cachoeiras, morros e rios, fatores que a tornam uma excelente opção para quem busca o turismo cultural e também ecológico. Outro atrativo que leva muitos visitantes à cidade é o famoso queijo local, famoso nacionalmente como Queijo do Serro, uma variante do tradicional queijo mineiro.

Foto: Arthur Tahara/Flickr - Creative Commons
Foto: Arthur Tahara/Flickr – Creative Commons
  1. São João del Rei

É uma das maiores cidades do período setencista nacional. Historicamente São João del Rei já foi palco de conflitos famosos, como a Guerra dos Emboabas, e é um dos principais memoriais ao ex-presidente Tancredo Neves. Além de toda a parte histórica, a cidade tem uma riqueza arquitetônica extremamente vasta, com construções inspiradas a diversos movimentos e períodos além do barroco.

  1. Tiradentes

Esta cidade é tão charmosa e bem preservada, que já até foi palco para a gravação de novelas globais. Apesar de ser carregada de história, os turistas que conhecem Tiradentes contam com uma programação cheia de festivais e eventos culturais e muitas opções gastronômicas. Outra coisa legal é que é possível ir de São João del Rey para Tiradentes em uma tradicional Maria Fumaça.

Foto: Wagner Tamanaha/Flickr - Creative Commons
Foto: Wagner Tamanaha/Flickr – Creative Commons