Dicas

Eu separei uma lista de aplicativos que normalmente uso no meu dia a dia nas montanhas de altitude. É muito importante lembrar que, enquanto você estiver na montanha, deveria deixar seu aparelho em modo avião para economizar bateria. No entanto, mesmo nestas circunstâncias, eu recomendo que você deixe o GPS ligado. Para isso, basta ligar a Localização.

Acredite, o seu aparelho celular pode salvar a sua vida se você tiver as ferramentas certas e ter feito o seu dever de casa. Até alguns anos atrás, você precisava de um aparelho para cada coisa. Hoje em dia a nossa realidade é outra completamente diferente. Não é mais necessário você ter um aparelho de GPS pesado movido a pilhas que só ajuda você com a navegação.

Piedra Ibañes 3800m –
Foto: Maximo Kausch

A sacada dos aplicativos outdoor para celular é ter opções que funcionam sem conexão e que ajudem você a sair de roubadas, sejam problemas médicos, você se perder, navegação ou mesmo se virar com o idioma quando você está numa montanha na Rússia, por exemplo!

A maioria deles tem uma versão IOS e Android. Nesta lista mostro as versões Android:

Aplicativo SPOT – Funciona em conjunto com o localizador GEN3 que é hoje o mais acessível do Brasil e permite, além de pedir resgate, que as pessoas sigam sua localização em qualquer parte do mundo. Com o aplicativo você pode seguir uma unidade específica e ver os mapas com grande precisão. O localizador é leve, funciona com pilhas e tem preço acessível no Brasil.

Aplicativo SPOT

WebMD – Este aplicativo, que requer um pré-download, esclarece centenas de procedimentos médicos de básicos à avançados. Você pode tentar definir um problema médico através de sintomas, saber sobre drogas, seus efeitos colaterais, interações etc. Apesar de eu reforçar que um aplicativo jamais poderá substituir um profissional da medicina, esta ferramenta serve para situações em que você não tem ajuda. É recomendável você estudá-lo previamente.

WebMD2

Offline Maps – Este aplicativo maravilhoso requer que você pré-carregue mapas de regiões específicas. Enquanto você estiver na montanha poderá visualizar a sua posição no mapa e estudar curvas de nível de montanhas, além de nomes de cumes, refúgios e rios.

Offline Maps

Altitude Offline – Altímetros normalmente precisam de um barômetro que analisa a pressão local para saber a altitude. Este aplicativo, no entanto, usa o GPS do celular para descobrir as suas coordenadas e a altitude. Como o sistema GPS usa vários satélites de órbita baixa para triangular a sua posição, quanto mais céu você estiver visualizando, maior será a precisão do aplicativo.

Altitude offline

iHealth – Este aplicativo permite a você parear aparelhos médicos como oxímetros (mede a saturação de oxigênio do seu sangue) ou mesmo um tensiômetro para medir a pressão sanguínea. Nas minhas expedições eu uso para medir, gravar e visualizar os sinais vitais dos meus clientes diariamente. Existem alguns aplicativos que permitem a medição da saturação sanguínea usando a câmera do celular. No entanto a precisão não é muito boa, por isso citei o iHealth.

iHealth

Wikiloc – Após trabalhar com o programa de computador por anos, descobri recentemente que eles também têm um aplicativo. Wikiloc é hoje a maior plataforma de compartilhamento de GPS do mundo! Com o aplicativo você consegue não só compartilhar uma rota que fez, mas também seguir em tempo real a rota que alguém já fez com mapas precisos de fundo!

Wikiloc

Skyview Free – Com este aplicativo você consegue saber o nome de cada estrela no céu, saber para qual constelação elas pertencem ou mesmo saber que horas cada estrela estará no céu. Uma das primeiras coisas que notamos quando vamos para as montanhas é o céu limpo à noite. Muitas perguntas aparecem neste momento. Bom, aqui está a solução.

Skyview free

OpenSignal – Para situações em que você está procurando sinal de Telefone, 3G, 4G ou está tentando descobrir qual é o lugar com o sinal mais forte, este aplicativo é uma mão na roda. Hoje em dia encontro cada vez mais montanhas que têm sinal de telefone, por exemplo Aconcágua, Kilimanjaro, Elbrus, Everest ou Mont Blanc, todos têm sinal de telefone. Com o OpenSignal você consegue saber quais são as redes disponíveis em cada lugar, mesmo antes de ir lá. Seria interessante você pré-carregar o lugar que você vai com antecedência.

OpenSignal

Google Earth – Acredite se quiser, o Google Earth permite você ver qualquer montanha na Terra em 3D! Como esperado, ele requer que você abra a montanha em questão primeiro para que a informação fique salva no seu celular. Quando você estiver na montanha, o GPS vai posicionar você num ponto azul que vai lhe permitir navegar facilmente em tempo real.

Google Earth

Google Translator – Este aplicativo chegou ao ponto de permitir que você aponte a câmera para um cartaz qualquer em um idioma que você não entenda e ele mostre na hora o que está escrito em português ou inglês! Você precisa ativar a opção de câmera e baixar o pacote de cada idioma. É uma “mão na roda” para quando você encontra um cartaz escrito “Uso de força letal será usado a partir deste ponto”, escrito em russo. Acredite, este aplicativo salvará sua vida!

Google translator


Escrito por

Maximo Kausch

Maximo Kausch é alpinista, especialista em montanhas de altitude, guia, professor e recordista mundial por ter escalado 83 montanhas com mais de seis mil metros de altitude na região dos Andes. Além de dar cursos de montanhismo e alpinismo, uma de suas grandes missões é desbravar locais ainda inexplorados.