Destinos

São Paulo não é só asfalto, não! A maior metrópole do Brasil também tem muitas opções para quem quer curtir a natureza, sem ter que ir muito longe. Por isso, nós separamos a dica de 4 cachoeiras próximas a São Paulo que são ótimas opções para quem quer curtir o calor e dar uma desligada da correria da cidade grande.

  1. Cachoeira da Usina

Localizada no extremo sul da capital, na região de Parelheiros, esta é uma das cachoeiras mais bonitas de São Paulo. Para chegar até a água, no entanto, é preciso encarar uma trilha de 9km. Mas, não desanime, porque este roteiro, que inclui passagem pelos trilhos do trem, muitas árvores e pequenas piscinas naturais é um espetáculo à parte.

  1. Cachoeira dos Grampos

Esta cachoeira também é conhecida como cachoeira do Rio Vermelho. Ela está localizada em Paranapiacaba, a pouco mais de 50 km do centro da cidade de São Paulo, e tem mais de 60 metros de altura. A vantagem deste destino é que a trilha que leva até a cachoeira dos Grampos é a mesma que leva à cachoeira da Fumaça. Portanto, são, pelo menos, duas opções de aventura em uma só.

  1. Cachoeira do Engordador

Esta cachoeira tem uma queda pequena, são apenas cinco metros de altura, mas o diferencial da Cachoeira do Engordados é a sua proximidade com a área metropolitana e a facilidade de acesso. Ela está localizada na Zona Norte de São Paulo, dentro do Parque Nacional da Cantareira. O acesso a ela depende de uma trilha leve de 3km.

  1. Cachoeira do Funil

Esta cachoeira está fora da capital, mas ainda assim é bem próxima à área metropolitana. Localizada entre o município de Embu-Guaçu e Itanhaém, para chegar até ela é preciso encarar uma trilha longa, de três horas, cujo acesso é feito pelo KM 58 da Rodovia José Simões Louro Junior – SP 214. Como o caminho é cheio de bifurcações, o ideal é ir acompanhado de um guia.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.