Dicas Esportes

A escalada, assim como qualquer outro esporte, exige prática e treino para que seja possível chegar cada vez mais próximo da perfeição. No entanto, além da vivência e das técnicas ali na parede, existem alguns hábitos que podem ajudar a melhorar a performance e a aumentar a sua confiança, para que você consiga ir ainda mais alto e por vias mais desafiadoras.

  1. Acredite no processo

Não é de um dia para o outro que as pessoas conseguem atingir seus objetivos ou o alto desempenho no esporte, isso em qualquer modalidade. Quando se trata da escalada, a postura e pensamento enquanto você está no chão, olhando para o alto e para o tamanho do seu desafio é determinante para a sua evolução. Não desanime após a primeira tentativa. Confie de que na próxima subida você vai fazer melhor, vai ir ainda mais alto.

Os atletas de alto desempenho não ficam pensando no problema ou no tamanho do desafio. Eles simplesmente acreditam que é possível chegar lá e vão. Essa confiança em sua própria capacidade é o que os faz ir ainda mais longe. Tente pensar assim em seus próximos desafios, seja na escala ou em qualquer outra situação da vida, e suas paredes vão ficar menores.

  1. Durma bastante

O sono é essencial para a recuperação, tanto muscular, como mental. Portanto, respeite o seu corpo e dê a ele boas horas de descanso. O ideal é ter de oito a dez horas de sono por dia, principalmente durante o período próximo às competições ou quando os treinos estão mais intensos. Este detalhe vai deixar todo o seu organismo funcionando melhor, sem que seja necessário o uso de cafeína ou outros suplementos para se manter acordado e atento ao treino.

  1. Faça algo para evoluir todos os dias

A evolução vem sempre acompanhada da consistência. Mais importante do que treinar forte é você ter uma rotina de treinos. Criando o hábito de praticar regularmente, você pode testar novas coisas todos os dias. Tente uma via diferente, faça um exercício de fortalecimento específico ou, simplesmente, trabalhe o seu psicológico de forma diferente para os desafios. Com o tempo, você ganhará mais habilidade, técnica e muita confiança.

  1. Escolha o parceiro certo

Este é um conselho para a vida. Escolha estar perto de pessoas que vão te ajudar a evoluir. O parceiro certo na escalada não é necessariamente o melhor escalador que você conhece, mas, sim, alguém que vai te incentivar, te apoiar e, se der sorte, ainda vai te dar umas dicas para evoluir tecnicamente. O mais importante é que o seu parceiro seja alguém em quem você possa confiar e com quem você possa contar sempre.

  1. Foque em qualidade, não em quantidade

Um treino de uma hora muito bem feito, pode ser mais eficiente do que horas de um treino “meia boca”. Mantenha o seu foco na qualidade, seja nos treinamentos diários ou na escolha do seu próximo desafio. Se preparar para uma via mais difícil e conseguir finalizá-la com sucesso vai lhe proporcionar muito mais confiança para evoluir do que subir muitas vias fáceis.  Portanto, esqueça os números. Foque em qualidade, não em quantidade.

  1. Registre os seus resultados

Anotar os seus feitos e conquistas é essencial para que você consiga mensurar a sua evolução. Por isso, registre os seus resultados. Anote os horários de sono, os resultados dos treinos, as escaladas da semana e o que mais julgar necessário de acordo com os seus objetivos. Também é legal fazer uma lista com os próximos desafios. A visualização vai te ajudar a criar metas e estabelecer rotinas para que os sonhos se tornem realidade.

  1. Estude sempre

O conhecimento e a confiança andam lado a lado. Quando mais você aprende sobre um assunto, mais domínio você tem sobre. Assim fica muito mais fácil saber como aplicar a teoria às suas necessidades práticas. Além disso, quanto mais informações você adquire, mais possibilidades para evoluir você tem.