Destinos

A cidade de Brotas está localizada a apenas 235 quilômetros da capital paulista e é um verdadeiro paraíso para quem gosta de esportes de aventura ou para quem está em busca de muita natureza. O município é cercado por uma grande área de vegetação nativa intocada e algumas das cachoeiras mais bonitas do Brasil.

As opções de atividades disponíveis na cidade agradam aos mais diferentes gostos e idades. É possível fazer desde arvorismo com nível de dificuldade leve, até um rapel cheio de adrenalina. Rafting, salto livre, tirolesa gigante e nado em uma nascente de águas cristalinas também estão entre as opções mais procuradas pelos aventureiros.

Foto: Estância Turística de Brotas
Foto: Estância Turística de Brotas

Não precisamos nem falar que a cidade está cheia de trilhas, né? São mais de 12 rotas diferentes para trekking. A Trilha de Santa Maria, por exemplo, é perfeita para quem só quer uma caminhada leve, mas já com alguma aventura e trechos em terra e riachos, para dar mais emoção. Se o intuito é fazer um roteiro mais completo, uma boa escolha é a Trilha do Rio do Peixe. Ela passa por vales mais isolados, tem um acampamento com direito à visita a uma antiga ruína onde se produzia café e é finalizada com uma cavalgada, seguida de um rapel de 66 metros.

Foto: Estância Turística de Brotas
Foto: Estância Turística de Brotas

Uma modalidade que está despontando agora em Brotas é o Mountain Bike. Por enquanto, as operadoras turísticas locais disponibilizam 3 roteiros que podem ser feitos de bike e vão de 21 a 47 quilômetros.

Enfim, esta é mais uma opção para os aventureiros que querem curtir diferentes esportes e fugir da correria da cidade grande, sem precisar ir muito longe.

Foto: Estância Turística de Brotas
Foto: Estância Turística de Brotas

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.