Notícias

O montanhista argentino, radicado no Brasil, Maximo Kausch, acaba de fazer cume no Alto San Juan, montanha de 6148 metros de altitude localizado na fronteira do Chile com a Argentina. Com esta ascensão, Maximo se torna a primeira pessoa no mundo a escalar todos os 6 mil destes países.0

Localizado na fronteira entre Chile e Argentina, próximo a Santiago, o Alto San Juan é uma montanha pouco conhecida e pouco frequentada. Enfrentando ventos fortíssimos que passavam dos 100Km/h, num fenômeno meteorológico chamado de Vento Zonda, Maximo Kausch e Suzie Imber alcançaram o topo da montanha e com isso, ele acaba de bater mais um recorde em sua já consagrada carreira de montanhista.

Pela primeira vez na história, um único montanhista conseguiu escalar todas as montanhas com mais de 6 mil metros do Chile e da Argentina. Foram 60 montanhas escaladas, em projeto que Maximo vem se dedicando desde 2012. Destas, 23 ficam na Argentina, 15 no Chile e 25 fazem fronteira entre os dois países andinos. Com esta montanha, Maximo segue firme com seu projeto inédito de escalar todos os 6 mil andinos.

Em 2014, junto do brasileiro Pedro Hauck, Maximo finalizou a ascensão de todas as montanhas acima de 6 mil da Bolívia. Agora faltam as montanhas de 6 mil peruanas, que são famosas por suas dificuldades técnicas.

Não sabemos com exatidão quantas montanhas faltam para Maximo completar o projeto, pois a lista dos 6 mil andinos mudou e alguns cumes que ele já havia escalado passaram a não ser mais considerados 6 mil, enquanto que novas montanhas entraram para a lista. Estamos aguardando seu retorno para termos certeza da informação. No entanto, é certo que ele já passou de 80 cumes.

Na semana passada, Maximo e Suzie já haviam escalado outro 6 mil andino, o Negro Pabellón de 6070. Agora Maximo retornará à Mendoza, na Argentina, onde começara uma exaustiva temporada guiando o Aconcagua e outras montanhas nos Andes Centrais.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.