Produtos e Equipamentos

Quando se trata de aquecimento, existem diversas possibilidades e tecnologias aplicadas em casacos e jaquetas para garantirem níveis diferentes de proteção e indicadas para atividades distintas. As opções vão desde um fleece leve até as jaquetas de esqui, com múltiplos bolsos e até camadas. No entanto, as dúvidas mais comuns giram em torno das plumas e Thermoball.

Esses dois isolamentos têm características semelhantes, mas origens bem distintas. Como o nome já diz, as plumas de ganso têm origem animal (fique tranquilo, pois nenhum bichinho sofre para a fabricação das nossas jaquetas, todos os detalhes desta produção você pode conferir aqui). Já a Thermoball é uma tecnologia sintética, exclusiva The North Face.

As duas opções são excelentes para te manter aquecido, ao mesmo tempo em que deixam o corpo respirar. Além disso, elas são muito eficientes, leves e versáteis, podendo ser usadas na cidade e em quase todos os tipos de aventuras, mesmo quando o esforço físico é intenso e faz o corpo transpirar.

Uma dúvida muito comum é: qual esquenta mais? A resposta para esta pergunta é simples. As jaquetas com isolamento em Thermoball têm capacidade de aquecimento equivalente a uma jaqueta em pluma de ganso de 600 fill down. Para tornar a comparação mais simples, basta entender que se a marcação de uma jaqueta é pluma é de 550 fill down, por exemplo, ela tende a aquecer menos do que uma jaqueta Thermoball. Se o fill down for 700, então, a pluma tende a aquecer mais.

Outro diferencial entre esses dois tipos de preenchimento é o desempenho em dia de chuva forte. Apesar de ambas terem acabamento em DWR, resistente à água, elas não são impermeáveis, mas suportam bem a neve ou uma garoa fina. Quando a chuva é mais intensa, no entanto, as plumas molham, absorvem a água e jaqueta perde a sua propriedade de isolamento térmico, diferente da tecnologia Thermoball, que não absorve água e é capaz de aquecer mesmo se estiver molhada.

Quando falamos em praticidade, os dois tipos de jaquetas também são muito parecidos. Ambas são extremamente leves e tão compressíveis que podem ser guardadas no próprio bolso.

Então, qual combina mais com você e com a sua aventura?

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.