Dicas

Todo escalador precisa cuidar muito bem das mãos, afinal, elas são fundamentais para um bom desempenho na escalada. Para amadores ou profissionais da modalidade, o ideal é ter a pele das mãos resistente e, ao mesmo tempo, hidratada. Assim, é possível aguentar melhor o atrito com a pedra e evitar machucados durante a subida.

Sobre os calos

Por mais estranho que pareça, os escaladores ficam felizes com calos, principalmente nas pontas dos dedos. Mas, mesmo essas áreas em que a pele fica mais resistente, é preciso ter alguns cuidados específicos, para manter um equilíbrio entre resistência e flexibilidade da pele.

Chegar a um nível ideal exige cuidado e tempo. O melhor jeito de adquirir calos nessas áreas importantes é realmente escalando, seja no ginásio ou na rocha. Aos poucos a pele vai endurecendo naturalmente. Enquanto isso, mantenha-a hidratada. Caso contrário, os calos vão ressecar e podem rachar, colocando todo o esforço em risco.

Dicas

– Hidrate as mãos todas as noites e deixe o creme agir nas mãos até a manhã seguinte. Assim, elas estarão prontas para aguentar o próximo treino.

– Constantemente verifique a existência de peles soltas ao redor das áreas dos calos. Esse excesso deve ser retirado cuidadosamente com um alicate ou com uma lixa suave. Assim, as chances de ter rachaduras nas mãos durante a escalada são menores.

– Devido ao constante uso de pó de magnésio, é preciso lavar muito bem as mãos após o treino, já que este material tente a ressecar muito a pele.

Cortes durante a escalada

É muito comum que durante uma escalada, principalmente em rocha, o esforço seja tão grande que as mãos acabem machucadas e sangrando. Por isso, tenha sempre um kit com ataduras. Se isso não for possível, o próprio magnésio pode dar conta do sangramento. Mas, nessas ocasiões, mais do que nunca é preciso higienizar perfeitamente as mãos após a descida e, se possível, use uma pomada antibacteriana logo após a lavagem das mãos.

Esses cuidados vão te ajudar a manter a pele sempre saudável, para ir ainda mais alto e mais longe.

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.