Notícias

A experiência de correr nos cantos mais inóspitos da Terra rendeu inúmeras histórias para o corredor curitibano Marcelo Alves. Agora, com a ajuda de um time de autores, ele transformou algumas delas num projeto inédito, que reúne esporte, aventura e literatura.

A coleção 8 Cantos do Mundo é uma caixa com oito livros voltados para o público infatojuvenil. O projeto começou a ganhar corpo quanto Marcelo lançou o livro Extremos – a Trajetória do Primeiro Brasileiro a Correr nos Dois Polos (2015) e percebeu o interesse das crianças nos desafios enfrentados no gelo. “Filhos de amigos e pequenos que eu nem conhecia queriam ler o livro e se tornaram fãs”, conta Marcelo, que foi o primeiro brasileiro a completar o desafio mundial 7x7x7 – sete maratonas, em sete dias consecutivos, em sete continentes.

Em 8 Cantos do Mundo são narradas aventuras na Antártida, Polo Norte, Amazônia, Nepal, Miami (EUA), Grécia, Marrocos e Sidney. Cada estória conta um pouco sobre a geografia, cultura, fauna, flora e o dia a dia dos povos que habitam esses locais. Todas as estórias têm como pano de fundo uma maratona feita por Marcelo, que na última década tornou-se o brasileiro mais assíduos nas maratonas mais extremas do planeta. “O projeto tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes à leitura, à prática de esportes, à boa alimentação e outros comportamentos saudáveis de vida. Além de trazer para perto a questão do herói da vida real. Que todos podem ser”, conta Marcelo, que é pai da Sophia, 12 anos.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Autor de Extremos – a Trajetória do Primeiro Brasileiro a Correr nos Dois Polos (2015), Marcelo foi em busca de autores que pudessem traduzir em aventura literária os feitos que o levaram tão longe. O maratonista convidou um time de peso para contar estas histórias. Cada um imprimiu seu estilo e ritmo num conjunto de livros inspiradores.

O projeto 8 Cantos prevê contrapartidas sociais, que têm como objetivo levar as estórias ao máximo de pessoas possíveis. Duzentos exemplares foram doados para a Fundação Weiss Scarpa, instituição-referência voltada à qualificação de mão de obra. E-books (livros digitais) também serão disponibilizados para toda a rede de escolas públicas do país e também a versão em audiobook para acesso de toda a população de deficientes visuais com abrangência nacional.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A coleção “8 Cantos do Mundo” já está à venda e pode ser comprado aqui.

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.