Inspiração

Nesta semana o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher. A data, celebrada em 8 de março, marca as constantes lutas femininas por igualdade, respeito e direitos. Historicamente as mulheres têm suas habilidades colocadas à prova constantemente, seja pelo mercado de trabalho ou pela própria sociedade em seus mais diversos âmbitos. Mas, juntamente com esses julgamentos e lutas, as mulheres também carregam um histórico de superação e conquistas.

O time The North Face conta com mulheres que fazem parte da elite do esporte em suas categorias e mesmo no auge, elas também precisam lidar com essas dúvidas. Mas, como o que difere um atleta espetacular de uma pessoa comum é a forma como os desafios são encarados e superados, nós fomos ouvir as histórias delas para inspirar todas as mulheres a continuarem correndo atrás de seus sonhos e superando seus limites.

A série #ElasFazemHistória começa com a história da principal corredora de montanha do Brasil: Rosalia Camargo. Confira o que ela nos contou!

“Em abril de 2017 eu não completei uma ultramaratona. Fui cortada da prova mesmo estando em segundo lugar. O motivo do corte foi uma total falta de preparo por conta da organização do evento, mas algumas pessoas que estavam de fora não perderam tempo em me criticar e as redes sociais podem ser cruéis. Eu recebi muitas frases como ‘agora que é mãe nunca mais vai correr bem!’, ‘já tá velha!’.

Eu me senti muito desanimada, mas não deixei de acreditar no meu potencial e em agosto já estava de novo alinhada para os 135km da Ultra do Anjos, em Passa Quatro – MG. A prova foi um sucesso! Tudo saiu perfeito e acabei conquistando o recorde do percurso.

Enfim, definitivamente ser mãe e estar mais velha não diminui em nada minha capacidade de correr ultramaratonas, pelo contrário! Eu me sinto mais forte e realizada. Porque, além do esporte, eu tenho uma filha super companheira e tenho certeza que minha rotina serve como exemplo para que ela leve uma vida outdoor saudável!”

Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo
Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo

Os equipamentos preferidos de Rosalia

É óbvio que o sucesso de um atleta depende muito mais de todo o esforço próprio, treinamentos adequados e preparo físico do que dos fatores externos. Mas, usar os equipamentos certos também é uma ajuda e tanto quando estamos falando de performance de alto nível, como lembra Rosalia. “Grande parte desse sucesso foi na escolha do meu equipamento, que me trouxe muito conforto mesmo em situações extremas.”

Confira o relato dela sobre os equipamentos que ela usou na Ultra dos Anjos:

  1. Tênis Ultra Endurance: Foi um grande diferencial no trecho da subida, e descida, da grande montanha da prova (Morro do Papagaio). Quando chovia muito, eu tinha bastante aderência por causa das travas do solado Vibram.
  2. Linha Better Than Naked: Outros produtos incríveis foram a regata e o short da linha better than naked, que me acompanharam durante o calor forte. Mesmo suando muito, eles ficavam leves e confortáveis, benefícios da tecnologia flasdry.
  3. Jaqueta Morph: A jaqueta Morph parecia um item inútil dentro da minha mochila, mas às 3h da manhã, quando passei pela cidade de Aiuruoca, a caminho da Cachoeira do Garcia lá no topo do Morro do Papagaio, ela foi essencial! Enquanto muitos atletas sofriam com o frio, eu continuava confortável.
Foto: Arquivo Pessoal/Rosalia Camargo

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.