Destinos Dicas

O Brasil está cheio de lugares incríveis para estar em contato com a natureza e para praticar os mais diversos esportes de aventura. Nós fomos em busca dos melhores destinos para escalar no território nacional e ninguém melhor do que o Felipe Camargo para dar as dicas!

Descubra quais são os locais preferidos do principal escalador do Brasil:

  1. Serra do Cipó – MG

A Serra do Cipó é conhecida como a “capital brasileira da escalada”. O título não existe à toa. Além do fácil acesso e de estar localizada a apenas 100 km da capital mineira, Belo Horizonte, a região da Serra do Cipó reserva uma diversidade natural incrível e uma infinidade de opções de vias aos escaladores de todos os níveis. Para se ter ideia, mesmo sendo um dos destinos preferidos dos profissionais, a serra também é muito visitada por iniciantes e usada nas aulas externas por diversas escolas de escalada da região.

O Parque Nacional da Serrá do Cipó está a apenas 100km de BH. – Foto: Vihh/Flickr
  1. Praia da Fortaleza – Ubatuba

A Praia da Fortaleza é o destino ideal para os amantes do Boulder, modalidade em que os escaladores escalam livres, sem o uso de cordas ou mosquetões. A área com as melhores pedras para a prática do Boulder é o Pontão da Fortaleza, um local acessível por uma trilha leve, de apenas 15 minutos, e que vale cada passo.

praia da fortaleza - ubatuba
Para chegar à Praia da Fortaleza é preciso fazer uma trilha de 15 minutos. – Foto: Gustavo Madeira/Flickr – Creative Commons
  1. Parque Nacional de Itatiaia – RJ

Não são apenas os trilheiros que amam o Parque Nacional de Itatia. Além das trilhas famosas e da paisagem deslumbrante, o local também é perfeito para a prática da escalada. O parque tem excelentes opções de formações rochosas na Parte Alta e também na Parte Baixa. São mais de 300 vias em 30 formações rochosas, ou seja, variedade não falta! Mas, vale lembrar que o inverno na região costuma ser rigoroso. Então, se a trip for nos meses frios, vá muito bem equipado.

parque nacional de itatiaia
Pico das Prateleiras – Parque Nacional de Itatiaia. Foto: João Paulo Vasconcelos/Flickr – Creative Commons
  1. Pão de Açúcar – RJ

No coração do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar é uma excelente opção para escaladores de todos os níveis. Podendo ser escalado por diferentes faces e com vias de dificuldade variada, essa “montanha” atrai escaladores de diversos lugares do mundo. A via mais fácil é o Costão do Pão de Açúcar, que pode ser escalado por qualquer pessoa sem experiência no esporte. O clássico local fica por conta da Via dos Italianos, que mesmo não tendo uma graduação tão alta, oferece muita dificuldade, principalmente devido ao tipo de rocha (granito), que tem uma aderência bem particular.

O Pão de Açúcar é uma excelente opção para escaladores de todos os níveis.
O Pão de Açúcar é uma excelente opção para escaladores de todos os níveis.
  1. Serra da Bocaina – MG (Araxá)

Localizada na cidade mineira de Araxá, a Serra da Bocaina é famosa por sua variedade de opções para escalada e também por ser um bom destino mesmo durante as temporadas de chuva. Os escaladores que visitam a região se deparam com mais de 200 vias à disposição para a prática da escalada esportiva, Boulder e até mesmo a escalada imóvel. Uma vantagem que agrada muito os atletas é que algumas vias na Serra da Bocaina não molham durante as chuvas, permitindo a prática esportiva mesmo quando as condições climáticas não são das melhores.

serra da bocaina MG
A Serra da Bocaina é um bom destino mesmo na temporada de chuva. – Foto: Fred Schinke/Flickr – Creative Commons
  1. Lapa do Seu Antão – MG

A Lapa do Seu Antão é um destino famoso para a escalada em Minas Gerais. Por estar localizada dentro de propriedades privadas, ela é administrada por uma organização local. Em 2016 ela foi fechada por alguns meses, mas está aberta e recebe centenas de escaladores todas as semanas. A Lapa do Seu Antão possui mais de 150 vias!

lapa do seu antão
A Lapa do Seu Antão possui mais de 150 vias. – Foto: Naoki Arima/Reprodução – Facebook
  1. Furnas – Capitólio – MG

Capitólio é um destino que está super em alta, não apenas pelos escaladores, mas por muitos turistas em busca de uma paisagem de cinema. Os cânions e cachoeiras encantam logo de cara. A região também oferece opções de vias para os mais diversos níveis de dificuldade e é possível até realizar uma modalidade apelidada de “PsicoBloc”, em que a escalada é feita sem nenhum equipamento de segurança e um qualquer erro pode acabar resultando em um mergulho das alturas.

capitólio MG
Os cânions e cachoeiras de Capitólio encantam logo de cara. – Foto: Rosanetur/Flickr – Creative Commons

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.