Dicas

Acampar é bom em qualquer época do ano, mesmo durante as estações mais frias. Algumas dicas simples sobre aquecimento e sacos de dormir podem te ajudar a ficar quentinho, evitar perrengues e deixar a experiência de dormir ao ar livre muito melhor.

Fique atento às nossas dicas:

  1. Tenha sempre um isolante térmico por baixo do seu saco de dormir

Mesmo que as barracas tenham pisos que o protegem do contato direto com o solo, se você colocar o saco de dormir direto sobre o piso certamente perderá muito calor, tanto pela umidade gerada pelo corpo e pela terra, como pelo próprio frio do chão. Por isso, o melhor companheiro de um saco de dormir é sempre um tapete ou colchão de isolamento térmico, que pode ser feito em EVA, aluminizado, térmico e até inflável.

  1. Não deixe partes do corpo expostas

Não é apenas pela cabeça que nós perdemos calor corporal. Mãos, pés e qualquer outro membro que esteja descoberto fará com que o corpo naturalmente tente regular e equilibrar a sua temperatura. Os sacos de dormir costumam ser totalmente fechados em formato de sarcófago justamente por isso. Assim, apenas uma pequena parte do rosto fica mais exposta e suscetível à perda de calor. (Clique aqui para ver tudo o que você precisa saber sobre sacos de dormir)

  1. Escolha a barraca certa

Dependendo do clima é necessário contar com o tipo de barraca específico. Alguns modelos, por exemplo, são desenvolvidos para suportarem condições extremas de vento e temperatura, como é o caso da VE 25, uma barraca considerada 4 estações e perfeita para expedições de alta montanha e em locais com temperaturas negativas. Esse detalhe pode fazer toda a diferença em uma viagem, principalmente de inverno.

acampamento_britishcolumbia
Acampamento em British Columbia, Canadá. – Foto: Jimmy Chin
  1. Evite a umidade a qualquer custo

Nunca durma com roupas úmidas de suor e, como já falamos, nunca deixe o saco de dormir direto em contato com o piso da barraca. A umidade vai esfriar rapidamente e isso passará para todo o seu corpo.

  1. Faça xixi antes de dormir

Parece besteira, mas a bexiga cheia também pode nos fazer perder calor, por ser algo a mais para o corpo manter aquecido. Além disso, ninguém quer acordar à noite com vontade de ir ao banheiro e ter que sair do conforto da barraca para sofrer no inverno do lado de fora, né?

  1. Coma alimentos integrais e com bastante carboidrato complexo à noite

A alimentação certa vai garantir um combustível extra ao corpo. Os alimentos integrais e com boa quantidade de carboidratos complexos e proteínas serão absorvidos mais lentamente pelo organismo, garantindo energia por um período maior.

  1. Faça algum exercício leve antes de deitar

Manter o corpo ativo e em movimento é um ótimo jeito de aumentar a temperatura corporal. Então, se possível, faça algum exercício antes de entrar em seu saco de dormir. Mas, lembre-se de não fazer nada tão intenso a ponto de fazê-lo suar, para que as roupas não fiquem úmidas e comprometam todo o isolamento térmico.

Acampamento em utah
Acampamento em Utah (EUA). – Foto: Tim Kemple
  • Aproveite o calor humano

Se você está acampando com um parceiro, vale a pena investir em sacos de dormir que se conectam. Além de fazer bem para a relação, vocês vão aproveitar muito mais o próprio calor do corpo.

saco de dormir casal
Saco de dormir acoplável, perfeito para casais.

Quer saber mais sobre sacos de dormir? Clique aqui


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.