Notícias

A Patagônia é um dos destinos de aventura mais famosos da América do Sul. A natureza intocada e de beleza única atraem visitantes do mundo inteiro, interessados em trekkings, hikings e também nas corridas de montanha, que são muito técnicas e cheias de desafios.

Na última semana, Rosalia Camargo saiu do Rio de Janeiro para disputar as 100 milhas da Patagonia Run. Foram pouco mais de 27 horas de subidas e descidas, frio, vento, contemplação e, por fim, após muito suor, uma alegria única. Mesmo com apenas 1,56m de altura, ela figurou entre os gigantes da prova e concluiu o percurso levando pra casa a terceira colocação entre as mulheres.

Os 160 km percorridos na Patagônia foram um ótimo preparo para o Ultra Trail du Mont-Blanc, que Rosalia disputará em agosto deste ano.

Quer sentir um gostinho do que foi essa corrida? Confira abaixo o depoimento completo da Rosalia sobre a prova!

“Participar da Patagonia Run foi uma experiência incrível, desde a minha preparação até a corrida, que teve duração de 27 horas. 

Minha meta era cruzar a linha de chegada, mas a prova foi se desenvolvendo super bem, e conforme ia passando pelos Postos de Abastecimento a notícia era de que eu estava em segundo lugar. Nossa… é difícil descrever minha alegria em estar me sentindo tão bem e tão forte em uma prova técnica e disputada como as 100MI da Patagonia Run, que hoje figura como uma das etapas do circuito mundial (UTWT).

Vou compartilhar aqui um breve descritivo do equipamento que utilizei, e que tenho certeza que essa escolha fez toda a diferença na minha performance, já que passei por situações de frio extremo sem que sentisse nenhum desconforto.

Essas 100MI são consideradas difíceis pois têm aproximadamente 9.000m de desnível positivo acumulado, chegando a 2.000m de altitude logo na primeira montanha, o Cerro Chapelco. Larguei com a Segunda Pele Warm e sobre ela uma camiseta da linha Better Than Naked, e, como estava sol (a largada era ao meio dia), optei por largar com shorts. O calçado era o Ultra Cardiac, que seguiu comigo até os 85km, apresentando muita aderência e conforto para as descidas técnicas repletas de pedras e neve! As luvas iam na mochila, no bolso lateral de fácil acesso… já que eu tirava e colocava com muita frequência!

patagonia_run_altimetria

E com essa combinação simples de roupas segui até o 55km, quando cheguei ao Posto Abastecimento de Vallescondido. Já começava a escurecer, e, por isso, vesti sobre toda a roupa a segunda pele Smartwool, e essa foi a maior surpresa para mim. A lã de merino me impressionou pela tecnologia do material, já que mesmo super leve me aqueceu perfeitamente ao longo de todo o restante da noite. 

No 85km, por volta das 20h, eu troquei os shorts pela calça comprida, também da Flight Series. Corri com ela até o 145km, quando voltei a colocar meus shorts que estavam no dop bag do PAS Colorado2. No 85km também coloquei um gorro e troquei meu Ultra Cardiac pelo Ultra Endurance, já que ele estava molhado e totalmente sujo! A sensação de trocar o calçado é revigorante! 

Parece complexo, mas foi tudo muito simples, já que as peças de roupa são compactas e consegui levar tudo dentro da minha mochila ao longo de toda a corrida. Saber que tenho opções comigo para caso de frio extremo dá muito mais confiança quando se está correndo!!

Concluí a prova em terceiro lugar, já que fui ultrapassada a menos de 4km da linha de chegada. Mas, isso não diminuiu minha felicidade, porque retornar a San Martin de Los Andes e ver a cidade repleta de pessoas aplaudindo me trouxe às lagrimas! 

Obrigada The North Face por me acompanhar e me dar todo suporte de qualidade para a realização desse sonho!”