Dicas

Mulheres não sofrem apenas quando ouvem coisas ao passar na frente de uma construção. Guio clientes em expedições o ano todo e noto um grande boom de mulheres que estão indo para a montanha. Também não posso deixar de notar as dificuldades que elas passam em altitudes. Mesmo se tratando de um ogro como eu, tenho várias recomendações para vocês que querem enfrentar grandes montanhas e deixar os homens em casa jogando Xbox.

A psicologia feminina

Antes de assustá-las com as adversidades que vão enfrentar lá em cima, tenho que falar um pouco sobre as vantagens em ser mulher! Sim, isso mesmo. Guio há tempo suficiente para notar que, quando se trata de iniciantes, mulheres têm mais facilidade para ficar completamente indiferente diante do perigo. Acho as mulheres muito mais duronas do que os homens na hora de lidar com o caos.

Sem querer generalizar – mas já generalizando – mulheres, por outro lado, são muito mais resolvidas do que homens na hora de explicar para elas mesmas porque estão na montanha. Homens, no geral, sempre têm algo para provar e sempre vão à montanha com uma pequena missão social. Ir para a montanha com o compromisso de provar que você consegue chegar ao cume é na verdade algo totalmente negativo e, provavelmente, fará com que você desista. Neste caso, as mulheres levam novamente vantagem. Elas tendem a ser muito mais sinceras com elas mesmas quanto às motivações de ir para a montanha.

montanha_altitude_2
Foto: Andrew Miller

A solução para o xixi

Homens são dotados de um equipamento que permite a pontaria (mas acredite, quando faz muito frio, as coisas não são muito diferentes). A dificuldade na pontaria infelizmente obriga que a mulher saia da barraca e se exponha ao frio extremo. Tenho dezenas de anedotas de clientes que tiveram que passar por muitas dificuldades para deixar a neve amarela.

Finalmente acabei com esse problema e escolhi um pequeno funil que dou de brinde às minhas clientes que, assim, não passam mais por esse sofrimento todo. O “Xixi +Fácil” consiste em um acessório plástico que é ergonômico e reutilizável. Ele permite que elas urinem de pé! Desse modo, todo mundo agora pode usar garrafas, e não é mais preciso sair da barraca. A melhor garrafa para a tarefa são as de 1.5L da Gatorade ou similar. Estas permitem que a mulher consiga fazer xixi dentro da barraca.

E se a menstruação descer na montanha?

Outro obstáculo surge no período menstrual. Grandes mudanças de rotina, como alteração da dieta, excesso de exercícios ou estresse psicológico, podem afetar o ciclo menstrual. Como o alpinismo envolve todas essas variáveis, você, mulher, certamente terá algum tipo de atraso ou adianto no período enquanto estiver em expedições. Há aquelas que reclamam de grandes mudanças na intensidade do período, e têm mais sangramento ou mais dor quando estão na alta altitude. Contudo, isso parece estar mais ligado ao esforço e à mudança de rotina do que propriamente à altitude.

Para expedições em grandes altitudes, recomendo e apoio o uso de anticoncepcionais. Isso para evitar o período e passar menos perrengues dos que os naturalmente exigidos pela altitude. Porém, seja por motivos éticos ou por receio à mudanças na fertilidade, existe uma grande resistência aos anticoncepcionais. Seja como for, já vi dezenas de mulheres corajosas desistirem de um cume por estarem naqueles dias. O mais recomendável aqui é a mulher iniciar o tratamento hormonal antes da expedição para assim pular a menstruação que cai na época da expedição. Existem anticoncepcionais monofásicos (mesma quantidade de hormônios em cada pílula) e multifásicos (a carga hormonal muda em cada pílula). Normalmente a forma mais eficiente para pular um período menstrual é usando monofásicos. Isso no entanto deve ser discutido com o seu ginecologista e analisar qual opção se adapta melhor à você.

Note que o uso de anticoncepcionais aumenta o risco de trombose. Em montanhas normalmente já estamos lidando com sangue mais espesso, portanto isso aumentaria ainda mais o risco. Sendo assim, é prudente o uso de pelo menos 100 mg de aspirina diariamente para diminuir esse risco. Além disso, você estará diminuindo o risco de congelamentos em grandes altitudes.

montanha_altitude_mulher_3
Foto: Andrew Miller.

Infecções e higiene

Outra má notícia é que, com o aumento da altitude, também aumenta o frio e isso faz com que a água seja cada vez mais escassa. São raros os lugares que oferecem a possibilidade de tomar banho, o que dificulta muito a higiene da mulher e aumenta o risco de infecções. Pouca higiene somado ao sistema imunológico baixo, o que é comum na altitude, aumenta muito as chances de infecções.

É importante você se basear em experiências anteriores já que a maioria dessas infecções são recorrentes e você provavelmente já teve que lidar com sintomas parecidos no passado. Há inúmeros agentes patogênicos que podem causar infecções e cada tipo tem sintomas diferentes. Você deve iniciar o tratamento o mais rápido possível e para isso é preciso diferenciar o tipo de infecção. Essas são as principais:

.Candidíase: Causada pelo fungo Candida albicans, a doença é caracterizadas pela presença de secreção ou corrimento de tom esbranquiçado. Mudança no pH vaginal também pode ser um dos culpados em desencadear este tipo de infecção. O tratamento de Candidíase é feito com com o antibiótico Fluconazol. A dose única de 150 mg geralmente resolve o problema.

.Infecção Urinária: Este tipo de infecção geralmente acontece após uma expedição. Aparentemente o quadro de desidratação severa que é comum no fim de uma expedição (ida e volta ao cume por exemplo), é o que desencadeia a maioria das infecções urinárias. Geralmente causadas por bactérias, este tipo de infecção se caracteriza pela forte ardência ao urinar e uma sensação de querer urinar mesmo após o xixi. Com os precários métodos de diagnóstico que temos em grandes altitudes, é necessário escolher o antibiótico mais adequado possível para esta infecção. A droga que abrange a maior quantidade possível de bactérias que causam este tipo de infecção é a Ciprofloxacina. 500 mg a cada 12 horas provavelmente acabará com a infecção. É necessário continuar o tratamento por pelo menos 3 dias.

Deixo claro que não sou médico ou farmacêutico. Estas recomendações são das experiências que tive com as minhas clientes. Antes de adquirir qualquer medicamento, você deveria consultar o seu ginecologista.

Uma das melhores formas de prevenir as infecções vaginais e urinárias é mantendo os níveis de hidratação bem altos e manter a urina fluindo. Se você está fazendo trekking em altitudes ou escalando uma montanha, isso é algo que já deveria estar sendo feito, já que é recomendada a ingestão de pelo menos 5 litros de água diários para melhorar a aclimatação em grandes altitudes.

Mochilas Femininas

Mochilas femininas diferenciam-se pela forma da barrigueira mais cônica e que acompanha a forma da cintura feminina. As alças são mais estreitas e acolchoadas para respeitar a anatomia feminina. A fita peitoral que liga as duas alças deve ser usada cuidadosamente utilizada. A maioria dos modelos requer que a fita seja usada por cima dos seios. A fita deve ser ajustada de forma que ela não fique muito alta e aperte o seu pescoço e não fique muito baixa e aperte os seus seios. Já ouvi relatos de próteses de mama sendo deslocadas pelo mau uso da fita peitoral de uma mochila.

montanha_altitude_mulher
Foto: Andrew Miller

Escrito por

Maximo Kausch

Maximo Kausch é alpinista, especialista em montanhas de altitude, guia, professor e recordista mundial por ter escalado 83 montanhas com mais de seis mil metros de altitude na região dos Andes. Além de dar cursos de montanhismo e alpinismo, uma de suas grandes missões é desbravar locais ainda inexplorados.