Inspiração

O tempo pode passar, mas as melhores memórias do que nós vivemos na infância vão ficar pra sempre. Quem não se lembra da primeira vez que acampou de barraca ou de quando tirou as rodinhas da bicicleta? Esses pequenos momentos marcam a vida das crianças e ficam ainda melhor quando são incentivados e vividos junto com os pais, fortalecendo ainda mais os vínculos familiares.

A Ana Paula Favero é mãe da Sofia, ama praia, areia, sol, esporte e viagens.  Colunista do blog Mari Pelo Mundo, Ana usa as suas próprias experiências pessoas para incentivar outras mães a se aventurarem com seus filhos. Como as trilhas estão entre as experiências preferidas dessa dupla de mãe e filha, ela compartilhou algumas dicas com a gente.

Confira só:

A Sofia nasceu aventureira e basta um empurrãozinho que tudo acontece.   É importante respeitar o ritmo das crianças, conferir se há fôlego, sede e se é preciso ajustar o ritmo.

Levar as crianças na trilha, além de contribuir para o condicionamento físico, é um aprendizado incrível. A criança percebe que não se pode interferir na natureza, deixar lixos e resíduos, nem beber qualquer água ou experimentar qualquer fruto pelo caminho.

É importante motivar as crianças, explicar todos os benefícios que esta atividade traz.  É importante que a criança vá ganhando autonomia para levar seus pertences e ajudar os demais quando for necessário.

Faça fotos, aproveite o momento, respire fundo. É uma experiência incrível tanto para as mães e pais, como para as crianças.

Use roupas e calçados adequados, roupas térmicas ou impermeáveis, mochilas próprias para trilhas e equipamentos básicos de segurança.

As minhas trilhas preferidas para fazer com crianças

.1 Morro da Urca – Rio de Janeiro: vale a pena. Esta trilha leva em média 30 minutos de caminhada leve. A recompensa é subir no pão de Açúcar sem ir de bondinho.

.2 Ilha Grande – Não é possível entrar de carro na ilha, por isso é quase obrigatório fazer trilhas para acessar as praias mais lindas da ilha. Existem trilhas leves para as crianças de todas as idades.

.3 Raizama – Chapada dos veadeiros:  Que tal levar a turma para andar pelo cerrado e apreciar um banho de cachoeira. Na Chapada dos veadeiros existem várias opções de trilhas para a família. Indico a raizama com trilha de 2 km, não é íngreme e é de fácil acesso.

Ana Paula e Sofia
Levar as crianças na trilha é um aprendizado incrível. – Foto: Arquivo Pessoal

Como começar?

Para quem sempre teve vontade de fazer trilhas ou se aventurar pela própria cidade, mas nunca soube por onde começar, eu separei algumas dicas.  

Sempre que eu viajo, seja para o Rio, para a Chapada dos Veadeiros ou para o Amazonas, as trilhas sempre fazem parte do programa.  

Você não precisa ser nenhum escoteiro ou atleta para começar a fazer trilhas leves ou moderadas. Também não precisa ir muito longe!  Com certeza há trilhas próximas a você. 

É preciso: 

– Um bom par de tênis, água e muita disposição.  É bom que a criança já tenha uma rotina de atividades físicas como dança, esporte ou algo que garanta uma resistência aeróbica mínima.

– Ache seu grupo: há vários grupos de trilheiros que trocam experiências e algumas vezes se juntam para subir algum pico ou fazer uma trilha. Para participar basta ter interesse e se comunicar pela rede ou conversar com quem faz trilhas. Alguns grupos se encontram em lugares específicos com objetivo único de fazer determinada trilha, por questões de estímulo e, também, segurança. Outros são mais ativos durante o ano todo.

– Estudar o trajeto, duração, nível de dificuldade: é bom saber o que fazer caso precise retornar ao ponto de origem.  Com crianças, é importante planejar bastante antes de dar a largada.

– Disposição para mudar a rota: adiar, mudar a rota, ajudar a criança, ou seja, curtir a trilha como for possível. 

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.