Por nosso ultra runner Marcelo Sinoca:

Toda preparação para provas de Trail tem base na disciplina, foco e disposição. Existem várias etapas a serem cumpridas, treinos específicos (trilhas, subidas, descidas), além da necessidade de se dedicar aos treinos indoor também (musculação e treinamentos funcionais).

A principal mudança que encontramos no Trail Running é o terreno. Na montanha você encontra trilhas, areia, terra, gramados, pedras, raízes de árvores, limbo, e o atleta deve estar sempre muito atento e bem equipado.

Para encarar uma prova de trail temos que fazer muitos treinos em subidas (o ideal é treinar subidas em trilhas, terra, grama, mas na falta pode ser asfalto), treinos em escadarias, treinar muito propriocepção (onde vamos fortalecer a região do tornozelo, prevenindo lesões), fazer treinos de musculação e treinamentos funcionais, e fazer muita rodagem para ganhar volume na corrida e poder adquirir resistência para também completar as provas mais longas. Para isso deve-se ter na bagagem uma certa experiência com provas de menores distâncias, seja trail ou asfalto.

Uma dica é ir aumentando as distâncias percorridas nos treinos aos poucos e na hora certa, para não causar nenhum tipo de lesão. Lembrando que é super importante fazer treinos outdoor para vivenciar situações reais de provas de trilhas.

Trail Run é com certeza a melhor opção que fiz para mim, e procuro “contaminar” muitas pessoas com essa modalidade. Todos que treinam sabem como é essa sensação pós-treino. Depois de um treino em trilha essa sensação boa é ainda maior. Acredito que o contato com a natureza, o desafio de superar a si mesmo e as dificuldades do terreno tornam as corridas em montanhas ÚNICAS.

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