Rosália Camargo contou como foi sua experiência no UTMB, a copa do mundo das corridas de montanha.
O UTMB foi a primeira prova acima de 100km realizada por ela, completando-a em 39:38:02, ficando assim na 21º posição na categoria, sendo para ela, e para nós também, uma grande conquista.

Por: Rosália Camargo Guarischi – atleta The North Face

“Na largada não tocou Highway to Hell do AC/DC, mas a música dos inúmeros vídeos que assisti do Ultra Trail du Mont Blanc. Lembranças de grandes campeões e ídolos. Sorri.

Eu estava ali de verdade!!
Muitos pontos e quilômetros foram vencidos para que eu chegasse a Chamonix, na França. Mas valeu a pena. A cidade parou para nos ver largar e os moradores festejavam a passagem de cada atleta como um campeão.

Lembrei do XTERRA Ilhabela 80k de 2013. Muita Chuva. Poucos atletas alinhados embaixo do pórtico de largada. Eu sentia um gosto amargo de ansiedade e medo. Era minha primeira ultramaratona acima dos 50k. Aquele ano de 2013 foi inesquecível, a prova onde aprendi a sofrer, aprendi a ser auto-suficiente.

Enquanto passava pela multidão na França agradeci mentalmente por ter passado por todos os desafios em Ilhabela, porque hoje tinha uma certeza: eu estava pronta para os 168K.

Não podemos comparar as provas do Brasil com o UTMB, porque simplesmente não existe a paixão, a cultura e o respeito ao ultramaratonista em nosso país. Também não existe no Brasil os desníveis das montanhas Européias, nem a estrutura e segurança que incentivam a exploração consciente da natureza.

Foi correndo o circuito do XTERRA que tive a oportunidade não só de acumular os pontos necessários, como a me tornar uma atleta completa, forte e resistente.

Correr em plena Floresta Amazônica, subir a Serra de São José em Tiradentes com um sol escaldante, atravessar matas fechadas em Ilhabela e o barro escorregadio de Paraty formaram minha base e com muita segurança competi o UTMB, depois de 39 horas correndo eu cruzei a linha de chegada.”

Rosália correu o UTMB e se preparou pro XTERRA Endurance 80k que vai rolar esse final de semana.

Mais uma vez vamos torcer para nossa sorridente atleta.
Elas já fez as suas malas, e você?

Esse final de semana vai acontecer o X-TERRA Estrada Real, em Tiradentes, MG. A etapa mais esperada do segundo semestre do Tour 2014 chegou com uma surpresa ótima para os ultramaratonistas de montanha: os atletas que concluírem o XTERRA Endurance 80K pontuarão para a The North Face® Ultra-Trail du Mont-Blanc® de 2015, que é a copa do mundo de corridas de montanhas. A prova passa por trechos da Suíça e Itália em seu percurso. Todo ano, 2.300 atletas partem para esse desafio de 168km e 9.600m de ganho de altitude. Uma prova épica que todo corredor de montanha almeja realizar ao menos uma vez em sua vida.

Os atletas que concluírem o percurso do XTERRA Endurance 80K da etapa Estrada Real pontuarão não apenas para a UTMB®, como também para todas as demais provas do evento, por exemplo a CCC® e a TDS®. Cada prova demanda uma quantidade mínima de pontos qualificatórios que o atleta precisa obter para carimbar o direito de inscrição.

O XTERRA Estrada Real 2014 acontecerá nos próximos dias 27 e 28 de setembro, trazendo não apenas as provas de Endurance (50K e 80K), como também o tradicionalíssimo Duathlon, as corridas noturnas de 7K e 21K, o MTB Cup e a brincadeira da criançada no XTERRA Kids Mini Corrida.

– Never Stop Exploring
www.thenorthface.com.br

Escrito por admin