Dicas Produtos e Equipamentos

Se ganhássemos uma moeda a cada vez que nos perguntam as diferenças entre Thermoball e Pluma de Ganso, estaríamos escrevendo este post diretamente de um iglu de vidro na Islândia, de cara com as auroras boreais do país gelado. Sério, diariamente aventureiros nos enviam suas dúvidas e pensamos que já passou da hora de escrever sobre esses dois materiais que são responsáveis pelo isolamento térmico e pelo conforto de suas expedições.

Para uma contextualização rápida, Thermoball é uma tecnologia de aquecimento sintético que equivale ao aquecimento de plumas de ganso 600 fill down. É claro que essa comparação é aplicada apenas a situações em que ambos os isolamentos térmicos são usados na mesma quantidade. Para entender melhor o que isso significa, temos que explicar como as plumas de ganso são classificadas. Os números disponíveis nas mangas de jaquetas em pluma são relativos à densidade deste material e à sua qualidade. Quanto maior o número, mais leves são as plumas e melhor é a capacidade de armazenar ar, o que, consequentemente, significa maior isolamento. Desta forma, quanto mais alto for o número, melhor é a qualidade das plumas usadas em seu preenchimento. Se fôssemos comparar Thermoball e Plumas apenas baseado no número, aí sim, a equivalência dos 600 fill down seria aplicada. No entanto, para determinar o potencial térmico de uma jaqueta outros fatores precisam ser levados em consideração. A quantidade de plumas ou material sintético usado no preenchimento, o tipo de tecido que envolve a jaqueta, entre outas coisas. Mas, vamos continuar em nosso comparativo.

Para climas oscilantes

Apesar das duas possuírem revestimento em DWR, um produto que garante certa resistência à água, elas não são impermeáveis. Os dois modelos, porém, te mantém protegido de garoas finas e pequenas quantidades de neve, mas para climas oscilantes ou chuvosos, é sempre indicado uma camada de impermeável acima do aquecimento escolhido. Porém, se o destino conta com água ou chuva, a indicação, neste caso, é a Thermoball, isso porque o isolamento mantém boa parte de suas propriedades de aquecimento, enquanto as plumas, quando molhadas, vão fazer você sentir um baita frio.

F15-TB-Wetting_450x305

Thermoball x Pluma

Matéria-Prima

Um dos pontos mais debatidos sobre o material de aquecimento, é sua origem animal. Enquanto a Thermoball é um isolamento sintético de fibras (ou seja, não possui nenhuma origem animal), as plumas são provenientes dos gansos. Mas calma! Nenhum animal é maltratado durante este procedimento – nós garantimos! Existe um método de em que aproveitamos as trocas naturais das plumas dos animais. Nós explicamos isso certinho neste link aquiExiste, inclusive, uma certificação internacional – extremamente rigorosa – chamada R.D.S. que inspeciona os cuidados que essas fazendas possuem durante todo o processo – e a The North Face possui essa certificação.

Ocasião de Uso

Resumindo – e finalizando -, a Thermoball pode ser usada em dias frios, tanto em cidades que nevam, na montanha, como nos dias frios de São Paulo, por exemplo. As plumas são excelentes isolantes térmicos e por possuírem vários níveis de densidade e capacidade térmica, podem ser usadas até mesmo em locais com climas extremos. Independente de qual seja a escolha, lembre-se que o segredo para ficar sempre aquecido, mesmo quando o frio for severo, é sempre usar camadas de proteção. Clique aqui para entender melhor como escolher as camadas de aquecimento de um jeito simples e eficiente.

E aí? Conseguiu identificar qual atende melhor às suas necessidades?