tnf

Se ganhássemos uma moeda a cada vez que nos perguntam as diferenças entre Thermoball e Pluma, estaríamos escrevendo este post diretamente de um iglu de vidro na Islândia, de cara com as auroras boreais do país gelado. Sério, diariamente aventureiros nos enviam suas dúvidas e pensamos que já passou da hora de escrever sobre esses dois materiais que são responsáveis pelo isolamento térmico e pelo conforto de suas expedições.

Para uma contextualização rápida, Thermoball é uma tecnologia de aquecimento sintético que equivale ao aquecimento de plumas de ganso de qualidade 600. Ou seja, se uma jaqueta possui plumas de ganso de qualidade 700, ela aquece mais, mas a Thermoball também tem diferenciais que pesam na escolha.

Para climas oscilantes

Apesar das duas possuírem revestimento em DWR, um produto que garante certa resistência à água, elas não são impermeáveis. Os dois modelos, porém, te mantém protegido de garoas finas e pequenas quantidades de neve, mas para climas oscilantes ou chuvosos, é sempre indicado uma camada de impermeável acima do aquecimento escolhido. Porém, se o destino conta com água ou chuva, a indicação, neste caso, é a Thermoball, isso porque o isolamento mantém boa parte de suas propriedades de aquecimento, enquanto as plumas, quando molhadas, vão fazer você sentir um baita frio.

F15-TB-Wetting_450x305

Thermoball x Pluma

Ajustes

Apesar de ambas possuírem ajustes de bainha, pesos e opções de bolsos para mãos com zíper bastante similares, todas as nossas plumas da coleção atual possuem uma opção a mais de bolso em relação a Thermoball: um bolso alpino ou interno na região do peito. Ah! As duas jaquetas podem ser guardadas “no próprio bolso”. 🙂

Material

Um dos pontos mais debatidos sobre o material de aquecimento, é sua origem animal. Enquanto a Thermoball é um isolamento sintético de fibras (ou seja, não possui nenhuma origem animal), as plumas são retiradas de gansos. Mas calma! Nenhum animal é maltratado durante este procedimento – nós garantimos! Existe um método de em que aproveitamos as trocas naturais das plumas dos animais. Nós explicamos isso certinho neste link aquiExiste, inclusive, uma certificação internacional – extremamente rigorosa – chamada R.D.S. que inspeciona os cuidados que essas fazendas possuem durante todo o processo – e a The North Face possui essa certificação. Ainda pensando na responsabilidade ambiental, uma série de itens da The North Face é feita com materiais reciclados – muitos deles com mais de 50%!

Ocasião de Uso

Resumindo – e finalizando -, a Thermoball pode ser usada em dias frios, tanto em cidades que nevam, quanto nos dias frios de São Paulo, por exemplo. Já as plumas possuem um aquecimento um pouco superior, então, são ideais para climas mais extremos. Ainda assim, a Thermoball pode ser uma boa pedida para aquela expedição gelada e molhada – desde que você faça uso das três camadas de proteção.

E aí? Conseguiu identificar qual atende melhor as suas necessidades?

Escrito por admin