books-1850645_1280

Grandes aventuras também rendem grandes histórias. Mesmo que nem todos os finais sejam felizes, essas experiências extraordinárias de pessoas comuns ou super-atletas nos inspiram e nos motivam a sair da zona de conforto e a experimentar outro nível de aventura e contato com o mundo lá fora.

Por isso, nós escolhemos quatro livros que todo aventureiro precisa ler.

Livre (Cheryl Strayed)

O livro autobiográfico escrito pela norte-americana Cheryl Strayed conta a história de uma jornada que vai bastante além de uma imersão na natureza. Após perder a mãe e ver o fim de seu casamento, Cheryl decidiu largar tudo para embarcar em uma missão pela Pacific Crest Trail (PCT), a trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos. A caminhada solitária durou três meses. Durante o período, ela passou por diferentes desafios, exaustão, frio, calor, dor, sede e fome. Mas, muito além dos desafios físicos, o processo resultou em uma verdadeira transformação pessoal. O livro deu origem ao filme de mesmo nome, que contou com a interpretação da atriz Reese Witherspoon.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na natureza selvagem (Jon Krakauer)

Neste livro baseado na história do norte-americano Chris McCandless, o jornalista e escritor Jon Krakauer refaz a trajetória do jovem que, aos 22 anos, doou todo o dinheiro que tinha e partiu em busca de uma vida simples e livre. Após viajar por diversos lugares e cidades do interior dos Estados Unidos, ele chega ao Alasca, buscando uma vida de longe das relações humanas complicadas e em sintonia com a própria “natureza selvagem”. A viagem é revivida por Krakauer, que entrevista pessoas que tiveram contato com Chris McCandless, mostrando qual era o sentido por trás da rebeldia do jovem que decidiu deixar tudo pra trás para viver a liberdade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A escalada – A verdadeira história da tragédia no Everest (Anatoli Boukrrev e G. Weston Dewalt)

Este livro conta a história de bravura do guia-chefe russo Anatoli Boukreev. Em maio de 1996, um grande tempestade atingiu o Everest e causou mais de 10 horas de pânico, desespero e mortes. Em uma decisão perigosa, o guia russo decidiu ir sozinho em busca de sobreviventes. Dos 33 escaladores que participavam da missão em busca do topo da montanha mais alta do mundo, apenas 28 retornaram. Três dos sobreviventes só se salvaram por conta da ousadia e coragem de Boukreen, que resgatou três aventureiros quase mortos. A missão foi considerada uma das mais incríveis da história do montanhismo e rendeu ao russo um maior prêmio já concedido por atos de heroísmo pelo Clube Americano de Alpinismo.

The Road to Sparta (Dean Karnazes)

Neste livro o corredor de longas distâncias e atleta global The North Face, Dean Karnazes, vive mais uma de suas grandes aventuras. Após encarar ultramaratonas e uma série de 50 maratonas em 50 dias, a missão desta vez é reviver uma das corridas mais famosas da história: o trajeto entre Atenas e Esparta. Neste livro, lançado recentemente, Dean refaz os 246 quilômetros percorridos pelo soldado Fidípedes em 490 a.C., que correu toda essa distância em apenas 36 horas, de acordo com os historiadores.

theroadtosparta

Foto: Divulgação

 

Escrito por Thaís Teisen
Thaís Teisen é jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.