Foto: Arquivo Pessoal/Felipe Camargo

O último final de semana foi um marco para a escalada esportiva brasileira, em especial para Felipe Camargo, que no auge de seus 25 anos, se tornou o primeiro sul-americano a completar uma via de dificuldade 12a (Brasil) e 9a+ (Internacional). O feito foi realizado em Oliani, na Espanha, e a via escolhida foi a famosa “Papichulo”.

“Foi incrível, é um grau novo pra mim, uma dificuldade nova. É a primeira via dessa dificuldade que eu faço, fui o primeiro sul-americano a fazer essa dificuldade, que é a 12a (brasileiro). E é uma coisa que eu queria há muito tempo”, comemora Felipinho. Esta não foi a primeira tentativa do escalador. Em 2016, ele já tinha passado um tempo em Oliani e quase conseguiu finalizar a via, mas, por conta das condições climáticas não deu certo. “Tive muito azar com o tempo, choveu muito, depois estava calor, então fiquei dois meses aqui [na Espanha] tentando e não consegui.”

Foto: Arquivo Pessoal/Felipe Camargo

Foto: Arquivo Pessoal/Bruno Camargo

Ao invés de desanimar, ele voltou ao Brasil com ainda mais disposição para ir lá novamente e conquistar o Papichulo. Para isso, ele teve uma preparação específica, visando o bom desempenho na hora de escalar a via, que exige preparo físico e mental acima do normal. “A via tem 50 metros e agarras muito pequenas do início ao fim, então, precisa ter muita resistência de antebraço. Aí eu fiz um treino de resistência bem específico pra isso e bastante tempo escalando em agarra pequena”, explicou o atleta.

Foto: Arquivo Pessoal/Felipe Camargo

Foto: Arquivo Pessoal/Bruno Camargo

Desta vez, Felipinho reservou dois meses para tentar novamente cumprir o Papichulo. E, depois de “bater na trave”, ele precisou de apenas sete dias de tentativas até conseguir finalizar a via. A subida levou menos de 40 minutos e ele explica o porquê: “Quando você escala [o Papichulo], tem que escalar rápido, porque tem muita agarra ruim ao mesmo tempo. Então, você não consegue demorar muito, tem que escalar rápido, porque senão cansa e cai. Demora mais ou menos meia hora a quarenta minutos cada tentativa.”

Foto: Arquivo Pessoal/Felipe Camargo

Foto: Arquivo Pessoal/Bruno Camargo

Mesmo sendo muito jovem, Felipe Camargo, que também é atleta The North Face, tem resultados expressivos em seu currículo. Ele é um dos principais nomes da escalada sul-americana, agora também é um dos 17 atletas do mundo inteiro a completarem a via 9a+ de Papichulo, mas quer ir ainda mais longe. Como o desafio de Oliani ficou para trás e o escalador ainda tem mais de um mês para aproveitar a Espanha, ele já está visualizando outras conquistas e, quem sabe, conseguir voltar para cada com mais uma via de dificuldade máxima em seu histórico.

 

Escrito por Thaís Teisen
Thaís Teisen é jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.