Dicas

Os esportes de inverno são viciantes! Não é preciso muito tempo de prática para logo se apaixonar, principalmente quando falamos de esqui e snowboard. O vento no rosto e a adrenalina de descer a montanha é algo indescritível, uma sensação de felicidade maravilhosa que só quem vive consegue sentir.

Se essa será a sua primeira vez esquiando e você quer fazer bonito na montanha, preste atenção nas dicas que separamos:

  1. Entenda os avisos e obedeça as regras

Todas as pistas têm suas próprias regras de segurança. É muito importante entender os símbolos de avisos e respeitá-los. Eles existem para evitar acidentes, manter a ordem e, principalmente, garantir a segurança de todos que estão se divertindo ou treinando.

A primeira dica sobre os avisos está relacionada à dificuldade das pistas. Cada símbolo, conforme imagem abaixo, tem um significado.

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

– Círculo verde: iniciantes. A pista tem poucos obstáculos, é mais curta e lenta.

– Quadrado azul: intermediário. A pista tem mais descidas e pode ter obstáculos.

– 1 losango preto: difícil. Tende a ser mais estreita e íngreme, portanto também é mais rápida, e ter obstáculos mais complexos, como bancos de neve. Elas não são indicadas para quem está começando, mesmo que você já tenha tido bons desempenhos nas pistas de níveis mais fáceis.

– 2 losangos pretos ou losango com exclamação: muito difícil. Essas pistas são destinadas aos snowboarders e esquiadores com muita experiência. Muitas delas são tão complexas que precisam ser acessadas através de helicópteros.

  1. Nunca pare no meio da pista ou em um ponto cego

Esta é mais uma norma essencial para quem está começando a esquiar, mas ainda não tem muita familiaridades com a dinâmica da montanha. É comum parar para descansar na descida, mas nunca faça isso no meio da pista ou em um ponto em que as pessoas que virem atrás de você não possam te enxergar. Esse pequeno cuidado pode evitar muitos acidentes.

Foto: Andrew Miller
Foto: Andrew Miller
  1. Faça aulas

Praticamente todas as estações de esqui oferecem aulas para iniciantes. Pode parecer besteira, mas não é! Mesmo que você tenha facilidade com esportes, vale a pena fazer algumas aulas para se familiarizar com os equipamentos, aprender a postura e pegar mais dicas sobre a tal “dinâmica da montanha”.

  1. Equipe-se

Praticamente todas as estações de esqui oferecem serviços de aluguel de equipamentos, portanto, não se preocupe com eles. Em algumas delas é possível também emprestar roupas, mas o ideal é ter o seu próprio vestuário e acessórios – tanto pelas medidas, como pela comodidade e conforto. Muitas peças podem ser usadas durante a prática esportiva e ainda serem úteis nos passeios. Algumas sugestões de peças versáteis que não podem faltar na mala: uma jaqueta térmica (pluma de ganso ou ThermoBall), uma jaqueta impermeável, fleece, segunda pele, meias de ski, gorro e luvas.

Clique aqui e conheça os nossos produtos específicos para os esportes na neve 🙂

5. Prepare-se fisicamente

Estar bem preparado fisicamente fará uma diferença enorme na hora de esquiar. Tanto o esqui como o snowboard exigem muito do corpo todo. Fazer treinos de resistência e estar razoavelmente forte ajuda a manter a postura e o equilíbrio, além de garantir o vigor físico para aproveitar as aventuras da montanha por muito mais tempo.

Foto: Adam Clark
Foto: Adam Clark

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.