Destinos

O Espírito Santo é recheado de riquezas naturais. Além de um litoral lindo, o estado tem uma serra cheia de reservas florestais de Mata Atlântica e repleta de boas opções para os aventureiros de plantão. É de lá que vem a nossa dica de destino de hoje na série #BonitoPorNatureza: Pedra Azul.

A Reserva Florestal de Pedra Azul está localizada no município de Domingos Martins e abriga atrações para os mais diversos gostos. O maior destaque é a pedra que dá nome ao local. A Pedra Azul alcança 1.822 metros de altitude, mas altura não é exatamente o seu diferencial. A maior curiosidade fica por conta da sua cor, que pode variar até 36 vezes ao dia, dependendo da incidência solar. Em alguns momentos ela ganha tons de azul, verde e até amarelo, fato que a torna mais especial e única.

O Parque Estadual da Pedra Azul oferece aos visitantes dois tipos de trilhas. A trilha base tem nível fácil e é autoguiada, sendo assim, não é necessário acompanhamento ou agendamento prévio. Os visitantes precisam, apenas, assinar um termo de responsabilidade. Já para trilha completa, que tem nível médio/difícil, é preciso agendar e contar com o acompanhamento de um dos guias locais. Apesar de ter um percurso de apenas três quilômetros, a maior dificuldade está no trecho de escalada de 97 metros, que dá acesso às piscinas naturais escavadas na rocha. Ainda assim, não é necessário ter muita experiência e o passeio é aberto também para crianças com 10 anos ou mais.

Foto: Rodrigo Faustini/Flickr - Creative Commons
Foto: Rodrigo Faustini/Flickr – Creative Commons

A região de Domingos Martins ainda conta com boa estrutura turística, que inclui pousadas, opções de passeios em quadriciclos, locação de bicicletas, cavalgada, arvorismo, tirolesa, cervejarias e muito mais.

Serviço:

O Parque Estadual de Pedra Azul está localizado na Rota do Lagarto, Km 2, Pedra Azul, Domingos Martins, Espírito Santo.

Horários de funcionamento: Terça a Domingo, das 8h às 17h.

Agendamentos para visitas guiadas: Centro de Apoio para Visitantes – (27) 3248-1156 e/ou pepaz@iema.es.gov.br.