Destinos

O Parque Nacional de Aparados da Serra é um destino maravilhoso para quem procura aventura e paisagens de tirar o fôlego na região sul do país. Localizada na fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a reserva conta com uma área de mais de 30 mil hectares de vegetação nativa totalmente preservada.

Foto: Douglas Scortegagna/Flickr - Creative Commons
Foto: Douglas Scortegagna/Flickr – Creative Commons

O maior destaque do Parque é o Cânion Itaimbezinho. Os paredões verticais chegam a 700 metros de altura, com uma fenda bem estreita, que formam um dos maiores cânions de toda a América.

Foto: Douglas Pfeiffer Cardoso/ Flickr - Creative Commons
Foto: Douglas Pfeiffer Cardoso/ Flickr – Creative Commons

Aparados da Serra é um local indicado para os aventureiros de todos os níveis. A reserva conta com três trilhas oficiais e com diferentes dificuldades. A mais curta é a Trilha do Vértice, acessível pela entrada por Cambará do Sul (RS) e com apenas 1 hora de duração. A Trilha do Cotovelo, já é um pouco mais longa. Ela começa no mesmo lugar, mas tem três horas de duração.

Foto: Mariano Mantel/Flickr - Creative Commons
Foto: Mariano Mantel/Flickr – Creative Commons

A terceira trilha e mais difícil é a do Rio do Boi. São seis horas de percurso, mas com a recompensa de poder acessar o interior do Cânion de Itaimbezinho. Para este roteiro é preciso acessar o parque pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina.

Além da exuberante paisagem natural, repleta de vegetação nativa da Mata Atlântica, da Floresta de Araucária, rios, cachoeiras e penhascos, os visitantes ainda podem avistar animais nativos e acessar uma área de exposição.

Foto: Douglas Pfeiffer Cardoso/Flickr - Creative Commons
Foto: Douglas Pfeiffer Cardoso/Flickr – Creative Commons

Serviço:

O Parque está aberto durante todo o ano, de terça a domingo. O valor do ingresso é de R$ 17,00 por pessoa. Brasileiros têm 50% desconto, pagando R$ 8,00 por visitante. Visitantes menores de 12 anos e maiores de 60 anos são isentos de ingresso.

Não é permitido entrar com animais ou fazer churrascos e fogueiras no parque.

Clique aqui para mais informações.