Esportes

A escalada é um esporte que proporciona diversos benefícios físicos e mentais e é considerada uma atividade física bastante completa e indicada para pessoas de todas as idades. No Brasil, a escalada começou a ter visibilidade em torno de 1910, com o registro de um grupo de aventureiros que escalou o Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ). Desde então, a modalidade se popularizou, mais brasileiros passaram a praticar e a se destacar no cenário nacional e internacional e a escalada, inclusive, se tornou um esporte olímpico.

Nós separamos alguns benefícios proporcionados pela escalada, que podem lhe incentivar a iniciar na modalidade ou a se dedicar ainda mais aos treinos, para alcançar conquistas ainda mais altas.

  1. Perda de Peso

Muitas pessoas buscam um esporte para perder peso. Se este é o seu caso, a escalada é uma ótima opção. Em média, 30 minutos desta atividade podem resultar na queima de até 475 kcal.

  1. Combate o estresse

O esporte, por si só, já ajuda a combater o estresse, mesmo quando é praticado em ambiente fechado. A escalada tem o diferencial de poder ser praticada em uma sala ou na natureza, o que potencializa ainda mais essa capacidade de combater o estresse e proporcionar bem-estar mental.

  1. Fortalecimento muscular

A escalada é um esporte muito completo e que trabalha praticamente o corpo todo. O esforço necessário para elevar o corpo por uma parede faz com que a potência e a resistência muscular aumentem, assim como a flexibilidade do corpo.

  1. Melhora a concentração e a coordenação motora

Escalar exige atenção e foco. Seja na parede ou na rocha, é preciso estar com a cabeça 100% direcionada à próxima agarra. Concentração, coordenação motora e controle do próprio corpo são itens treinados e colocados à prova o tempo todo na escalada.

  1. Combate o medo

Escalar é sinônimo de superação. Ao subir uma rocha ou mesmo uma parede, você lida com situações adversas, receios e medos e, para chegar ao cume, é preciso vencer tudo isso.