Destinos Dicas

Você sempre teve vontade de fazer um safari para ver de perto a vida selvagem e as belezas intocadas do continente africano? O casal brasileiro João Paulo de Oliveira e Samantha Grahl já fizeram um desses, mas agora se preparam para uma aventura ainda mais intensa: uma imersão aos parques nacionais de Botswana. Eles compartilharam conosco os preparativos para a viagem e nós trazemos para vocês!

Fiquem ligados no relato deles:

“Nós moramos em Porto Alegre e somos um casal apaixonado pela vida selvagem, animais, natureza, lugares pouco habitados e novas experiências de turismo e culinária. Eu sou fotógrafo amador de vida selvagem e a Samantha é apaixonada por culinária local e culturas diferentes. Há 1 ano, durante nossa lua de mel estivemos na África do Sul, ficamos na região do Kruger Park por 3 noites onde tivemos a oportunidade de realizarmos alguns Safaris, sem dúvida foi uma experiência incrível, porém curta e que nos deixou com um gostinho de quero mais…durante nosso Safari na África do Sul conhecemos um casal da Suíça que já tinha uma certa experiência nesse tipo de viagem e eles nos recomendaram conhecer Botswana.

Assim que voltamos da nossa lua de mel já começamos a pesquisar a respeito…e descobri que Botswana é ainda mais selvagem do que a África do Sul, com uma variedade muito maior de animais e experiências diferentes.

Botswana é um país relativamente novo, que tem apenas 50 anos da sua independência e 40% do seu território é ocupado por parques nacionais, onde a vida selvagem predomina. Estamos falando em mais de 350 espécies de pássaros, vários tipos de animais, tribos locais e diferentes tipos de vegetações.

Após algumas pesquisas, decidimos fechar um roteiro com vários dias em Botswana, mas dessa vez a gente quer algo mais selvagem, algo que realmente nos faça viver a experiência na Savana.

Decidimos por um pacote de 13 dias, sendo 9 deles dedicados a um safari muito diferente…um “Mobile Safari” onde ficaremos hospedados em tendas que serão montadas durante nossa travessia por Botswana. Partiremos de Kasane até Maun, onde atravessaremos o Parque Nacional Chobe, Delta do Okavango e outras regiões ricas em natureza e animais. Não teremos lodges luxuosos para descansar, nem banheiro com jacuzzi. Energia elétrica será um luxo. Vamos realizar esse Safari com o pessoal da Letaka, empresa dos irmãos Reed que possuem um programa na National Geographic chamado Safari Brothers.

Após 9 dias de aventura iremos para uma região de deserto chamada Makgadikgadi onde ficaremos por mais 2 noites.

Sem dúvida será uma experiência incrível onde eu farei toda cobertura fotográfica da vida selvagem, da cultura local, tribos e claro de toda paisagem que faz de Botswana um lugar incrível. Minha esposa será a responsável por filmar toda essa aventura e relatar as experiências gastronômicas e de hospedagem da região.

Não deixe de nos acompanhar nessa aventura Africana cheia de emoção e novas experiências. Você poderá acompanhar tudo através do @smgrahl, @jpofotografia e @focoviagem.”


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.