Dicas

Se tem uma coisa que todo amante da natureza valoriza é uma noite com céu estrelado. Melhor que isso é só conseguir registrar este momento para a eternidade. Por isso, nós separamos cinco dicas para que você consiga usar seus equipamentos para fotografar à noite com muito mais qualidade.

  1. As ferramentas

Câmera: Tenha uma câmera, pelo menos, DSLR. Para conseguir registrar com precisão as luzes noturnas, é preciso conseguir fotografar de forma totalmente manual.

Tripé: Um simples movimento na câmera, mesmo que mínimo, pode arruinar o seu clique. Então, tenha sempre um tripé por perto. Não é necessário uma super estrutura, um mini-tripé de mesa já dá conta do recado.

Lanterna: As melhores fotos noturnas são feitas quando existe a menor intervenção possível de luzes externas. Então, se você estará em meio à escuridão, precisará de uma lanterna para enxergar os botões e saber exatamente o que fazer na hora de configurar a câmera.

  1. Fotografe no modo manual

O grande segredo da fotografia é conseguir entender a relação entre: obturador, diafragma e ISO. Esses três itens significam: tempo de exposição, abertura da lente e luminosidade. Para fotografar à noite é essencial equilibrar esses três pontos. Se deixamos o obturador bem fechado, menos luz entrará na câmera, portanto é necessário deixar as lentes abertas por mais tempo.

Fique tranquilo e faça testes. Não tenha medo de errar na combinação. Chegar ao ajuste perfeito em fotos noturnas é algo que demanda paciência e muitos testes. Experimente combinações diferentes na abertura e no tempo e, se necessário, compense a luminosidade no ISO.

  1. Faça o foco manual

Você não vai querer que a sua câmera escolha o foto de sua fotografia noturna. Por isso, use sempre o foco manual. Assim você escolherá exatamente aqui que quer registrar.

TERO_REPO_AK-1773

  1. Faça o reconhecimento do local

Antes de decidir fazer uma foto noturna em um lugar especial, faça o reconhecimento da área durante o dia. Assim, será possível saber exatamente onde se posicionar para fazer os melhores registros e ainda evitar acidentes com os equipamentos durante a noite.

  1. Use o timer

O timer não é útil apenas para programar a câmera para fotos em grupo. Ele também é uma ferramenta importante para as fotos noturnas. Como nós já falamos, qualquer movimento, mesmo que mínimo, como o respirar, pode comprometer totalmente a qualidade da sua fotografia. Portanto, após fazer todos os ajustes na câmera e escolher o foco, programe a máquina para disparar através do timer. Assim, você não precisará apertar o botão e correr o risco de balançar a câmera e colocar todo o seu esforço a perder.

Não desista

Acima de tudo, não desista. Aprender a fazer lindas fotos noturnas pode levar um tempo e você vai errar muito antes de chegar à perfeição. Isso é totalmente normal e acontece com quase todas as pessoas. Depois que você pegar o jeito, perceberá o quão prazeroso será poder registrar uma noite incrível.

Acampamento em utah
Acampamento em Utah (EUA). – Foto: Tim Kemple

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.