Esportes

Você sabia que não é preciso ser “gente grande” para correr uma prova de montanha? Muitas corridas pensadas para adultos também têm uma versão kids, com diferentes distâncias e destinadas às crianças de diversas idades.

O circuito XTerra, por exemplo, é um dos mais famosos do Brasil. Com provas em várias cidades durante o ano, ela tem mini competições pensadas cuidadosamente para que as crianças também sintam a emoção de participar de uma disputa, de praticar uma atividade física e o melhor: de estar em contato com a natureza.

Enquanto os adultos correm, nadam ou pedalam por grandes distâncias, os pequenos podem participar de corridas que vão desde os 50 metros até 1km. O único pré-requisito para correr o XTerra kids, no fim das contas, é saber andar. Crianças a partir de 1 ano já podem correr. Até os 4 anos elas podem fazer o percurso acompanhadas dos pais. Depois desta idade, os adultos ficam apenas torcendo do lado de fora da pista.

Foto: Divulgação/XTerra
Foto: Divulgação/XTerra

As versões infantis em provas de adulto são excelentes para iniciar e colocar as crianças em contato com o esporte, mas também são um jeito bem bacana de envolver toda a família em uma atividade saudável e agradável.

No último sábado, a Maria, filha da campeã em trail run Rosalia Camargo, correu o seu primeiro XTerra. Com apenas 2 anos e 3 meses, ela participou da prova de 50 metros, faturou a sua medalha e encheu a mamãe de orgulho.

Foto: Divulgação/XTerra
Foto: Divulgação/XTerra