Apesar de terem estilos semelhantes, cada tipo de bota tem características específicas, indicadas para diferentes situações. Por isso, antes de escolher o calçado que vai te acompanhar na próxima aventura, é muito importante entender seus detalhes, funções, tecnologias e, principalmente, indicações de uso.

Para te ajudar, nós destacamos alguns tipos de trilhas/viagens e quais seriam as botas mais indicadas para cada uma dessas ocasiões. Vale lembrar que, ser a mais indicada não significa necessariamente, que você poderá se aventurar apenas com este calçado e, sim, que ele é o que tende a lhe proporcionar as melhores condições de conforto, para que você aproveite a experiência ao máximo.

Trilhas longas/Travessias

Muitos exploradores gostam de se aventurar em trilhas longas e/ou travessias que podem se estender por vários dias, com muitas horas ininterruptas de caminhada e uma bagagem mais pesada nas costas.

Para este tipo de aventura o ideal é ter uma bota bastante técnica. Um dos principais diferenciais de um calçado pensado para trilhas longas está na densidade do solado. Eles costumam ser mais rígidos, para que as passadas retornem mais rápido, diminuindo o esforço do corpo durante a caminhada.

Entre outras coisas, vale observar também o tipo de terreno da trilha. Quanto mais pedras você for encontrar no caminho, mais resistente deve ser a biqueira e o apoio nos tornozelos, para evitar lesões e proporcionar maior estabilidade ao pé.

As botas Ultra Hike e Ultra GTX Surround são excelentes opções para as trilhas de vários dias. Além de toda essa segurança e conforto para as passadas, elas são extremamente resistentes, possuem solado Vibram (que aumenta a tração ao solo) e ainda têm membrana impermeável Gore-Tex, para que o pé fique sempre seco e protegido.

Trilhas curtas

Em trilhas curtas normalmente o peso da bagagem é menor e a intenção é ganhar mais velocidade as passadas. Assim, as botas são mais macias e pensadas para proporcionar o conforto necessário para caminhadas rápidas e seguras.

Os calçados da linha Fastpack (Ultra Fastpack e Hedgehog Fastpack) são perfeitos para essas ocasiões. Eles são leves, equipados com membrana impermeável Gore-Tex, respiráveis e muito seguros para os terrenos mais desafiadores.

Caminhadas/Urbano

Muitas aventuras consistem em caminhadas em terrenos desafiadores. Para estas ocasiões os calçados da linha Storm são perfeitos. Além de possuírem solado Vibram, para proporcionar maior tração ao solo, e terem a biqueira reforçada, eles também são equipados com membrana impermeável, para que a chuva não atrapalhe nenhum passeio ou aventura.

Para quem curte o estilo da montanha, esta bota também é uma excelente opção para quem quer levar a essência das aventuras ao ar livre aos compromissos na cidade ou às viagens urbanas.

Para o inverno

Existem calçados especificamente para os dias mais frios e até para o inverno mais rigoroso. As trilhas em locais com neve ou gelo pedem botas resistentes e confortáveis, mas que também sejam pensadas para garantir o isolamento térmico e a segurança de cada passo, mesmo quando a superfície está molhada ou escorregadia.

Para este tipo de trilha no inverno, desde as mais curtas até as mais longas, a indicação é a bota Ultra Extreme GTX. Assim como os outros modelos mais técnicos da marca, esta bota é equipada com solado Vibram, membrana impermeável Gore-Tex. Seus diferenciais são a tecnologia de isolamento térmico, para que o pé respire, mas fique aquecido, mesmo com o clima extremo, e a tecnologia IceTrek, que aumenta a tração nos terrenos cobertos por neve ou gelo.

As caminhadas mais curtas e até os passeios urbanos de inverno também pedem um calçado adequado. A Storm Winter é uma bota pensada para essas situações. Além de ter no estilo a mescla perfeita entre o perfil da montanha e o desenho da cidade, ela também é equipada com isolamento térmico, membrana impermeável e seu solado possui a tecnologia exclusiva IcePick, com grips que expandem ao entrar em contato com o gelo ou neve, para proporcionar maior tração, estabilidade e segurança em cada passo.

 

Escrito por Thaís Teisen
Thaís Teisen é jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.