Johnny Collinson. Angel Collinson. Sam Elias. The North Face Spring 2016 Rainwear. Lofoten, Norway. Photographer: Tim Kemple. The North face Rights Expire: 08_10_17.

Na hora de escolher a roupa, calçado, equipamento ou acessório para performance ou para situações climáticas específicas, é muito importante atentar às especificações técnicas. Produtos tecnológicos, como os nossos, têm cada um de seus detalhes pensados para exercerem certas funções, nada é à toa. Dentro deste campo de tecnologias e funcionalidades, uma das dúvidas mais comuns está relacionada aos diferentes tipos de proteção contra água, já que existem produtos impermeáveis e resistentes à água.

A grande diferença entre esses dois tipos de características, além da tecnologia aplicada, é o nível de proteção que cada um deles proporciona. Vamos ver um a um para entender melhor o que essas palavras significam. Assim, fica muito mais fácil identificar o correto, na hora de escolher o mais adequado para a sua necessidade.

Impermeável

Pelo dicionário, um sinônimo para a palavra impermeável é: impenetrável. Quando se trata de produtos, essa é justamente a descrição mais simples e também a mais correta. Tanto roupas, como calçados, acessórios e equipamentos, podem ser fabricados com tecnologias que garantem a impermeabilidade e impedem que a água penetre as fibras dos tecidos. Este é o nível mais alto de proteção contra água, portanto, é indicado para uso até em ocasiões em que a chuva é forte.

impermeavel2

As tecnologias mais comuns de impermeabilidade aplicadas nos produtos The North Face são Gore-Tex, Dryvent e HydroSeal.  Todas elas consistem em membranas aplicadas de diferentes formas, mas que garantem a impermeabilidade completa da superfície dos produtos. Isso não significa que o corpo não conseguirá respirar, pelo contrário. A tecnologia é feita para proporcionar respirabilidade, mesmo diante de condições climáticas adversas e atividade física intensa.

Vale lembrar que cada produto suporta até certo nível de pressão hidrostática. No caso dos impermeáveis, esta capacidade é medida em uma unidade conhecida como “colunas d’água”, que, nada mais é, do que a quantidade de água que a membrana suporta antes que o líquido ultrapasse o tecido.

Resistente à água

Quando um produto The North Face tem como característica ser resistente à água, ele é finalizado com um tratamento conhecido como DWR (Durable Water Repellent), isso significa que ele possui nanotecnologia desenvolvida para aumentar o ângulo de contato da água com a superfície, dificultando que as pequenas gotículas de água penetrem as fibras têxteis. O interessante de tecnologias repelentes, é que elas também dificultam a absorção de sujeira e de outros líquidos, ajudando a prolongar a vida útil dos materiais.

impermeavel4

O acabamento que repele a água pode ser aplicado em produtos já impermeáveis ou não.

Roupas, calçados, acessórios e equipamentos resistentes, fabricados com nanotecnologia para repelir a água, não são indicados para ocasiões com fortes chuvas. Mas, eles se saem muito bem em garoas e também mantém um bom desempenho na neve.

Cuidados com os produtos

Tanto as membranas impermeáveis como as tecnologias de repelência têm uma vida útil e precisam de cuidados no armazenamento e na higiene para que as suas características sejam mantidas por mais tempo. Se você tem algum produto com acabamento DWR, Gore-Tex, HydroSeal ou Dryvent é muito importante manter a superfície sempre limpa, livre de substâncias oleosas, químicas (maquiagem, loções, repelentes, hidratantes, protetor solar), suor ou poeiras/terra. Esses resíduos podem provocar um desgaste prematuro, além de limitarem as funções originais das tecnologias.

Boa parte das nossas jaquetas são dobráveis para caber no próprio bolso. Mas, vale lembrar, que o ideal é que elas sejam guardadas assim apenas durante o transporte. Se ficarem armazenadas desta forma por muito tempo, o material do logo pode ficar comprometido e a membrana tecnológica ficar tão marcada a ponto de ‘craquelar”.

impermeavel1

Lavagem

Todas as instruções de lavagem são apresentadas nas etiquetas dos produtos. Para facilitar, as dicas do Blog são: nunca use alvejantes e amaciantes (isso vale para qualquer roupa sintética). Não use secadoras com a temperatura quente ou seque-os expostos ao sol. Após uma aventura, uma sugestão é passar os produtos apenas em água corrente para retirar qualquer resíduo que possa ter ficado nos tecidos.

Anote essas dicas, pois elas vão fazer os seus produtos durarem muito mais!

Antes de ir, veja o vídeo abaixo. Ele pode te ajudar a visualizar melhor tudo o que nós falamos por aqui 😉

Escrito por Thaís Teisen
Thaís Teisen é jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.