Destinos

A China é cheia de mistérios, histórias e, apesar de ser conhecida por suas enormes fábricas e pela poluição da capital, também tem algumas das paisagens mais exuberantes do mundo. Um dos destinos que mais impressionam é o Parque da Floresta Nacional de Zhangjiajae, na província de Hunan.

Repleto de cânions e com uma estrutura totalmente voltada para o turismo, o parque, que é considerado um patrimônio natural da humanidade pela Unesco, atrai visitantes do mundo inteiro e foi usado como inspiração para um dos filmes de maior sucesso de bilheteria da história: Avatar.

Apesar de ser tão distante do Brasil, o Parque de Zhangjiajae é uma opção que enche os olhos dos aventureiros e, com certeza, vale cada esforço. Para chegar até a área do parque é possível viajar de trem ou de avião, partindo da capital chinesa Pequim ou de Xangai. Na região do parque é possível se deslocar através de ônibus, vans, teleféricos e até elevadores, que levam os turistas ao topo de montanhas e plataformas suspensas.

Apesar das várias opções para locomoção nos arredores e dentro do parque, a melhor escolha é mesmo a caminhada. O ingresso para o parque permite que os turistas acessem o local por até quatro dias. Portanto, se este é um dos seus roteiros de viagem, é possível planejar trilhas de diferentes níveis, acessando cada dia uma área e uma atração diferente.

Alguns destaques

O Pilar Celestial é a montanha que inspirou o filme Avatar e que no longa ficou conhecida como Hallelujah Mountain. Em algumas edições de divulgação, esta é a paisagem usada em pôsteres e nas capas dos filmes. Mas, este não é o único ponto famoso dentro do parque. É em Zhangjiajie também que está um dos maiores, senão o maior, elevador panorâmico do mundo. O Hundred Dragon chega a 335 metros de altura e os visitantes levam 2 minutos até concluir a subida. No entanto, é preciso ter muita paciência para viver esta experiência, já que as filas podem ultrapassar 2h de espera na alta temporada.

Foto: John Philip/Flickr - Creative Commons
Foto: John Philip/Flickr – Creative Commons

Outra atração que não pode passar é a Ponte de Vidro de Zhangjiajie, simplesmente a maior do mundo. Inaugurada em 2016 esta ponte ficou famosa em todo o mundo por ter impressionantes 430 metros de comprimento e estar a 300 metros do chão. Se esta ponte de vidro ainda não foi suficiente para garantir a cota de emoção, é possível aproveitar a viagem para ir até a Tianzi Mountain, com seus 1.182 metros de altura e uma vista maravilhosa.

Ponte de Vidro - Foto: Wikimedia Commons
Ponte de Vidro – Foto: Wikimedia Commons

Quando ir

A melhor época para visitar o Parque da Floresta Nacional de Zhangjiajie é entre os meses de setembro e outubro, quando o clima está confortável e a visitação ainda não é tão intensa.

Esses são apenas alguns destaques deste destino. Mas, as opções para os aventureiros são muito além disso. Os vales, rios, montanhas e, principalmente, a biodiversidade local fazem qualquer viagem valer a pena. Aqui você pode ter mais detalhes sobre este parque, reservas, como chegar, preços e muito mais.

 

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.