Inspiração

Na primeira aventura os filhos eram apenas crianças, mas a experiência ficou tão marcada na memória, que eles decidiram repetir

Viajar com crianças ainda é um assunto e uma prática que gera receio em muitas famílias. Nós já mostramos aqui que isso é possível e pode ser incrível, tanto para os pais, como para as próprias crianças. Há pouco tempo nós contamos a história de Adriano e Gabriela Rosinato, que viajam com a filha, Victória, desde os seus primeiros meses de vida (relembre aqui). Inspirado por essa família, nós recebemos outro relato muito especial, com o depoimento da família Schwanke. Eles também mergulharam de cabeça em uma aventura com crianças e a experiência os marcou por toda a vida.

O começo

Em 1997 os Schwanke saíram de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para embarcar em uma viagem de aventura pela Patagônia. Ricardo, Ursula e os dois filhos: Lucas e Thomas, de 8 e 5 anos respectivamente, arrumaram as mochilas, prepararam as barracas e foram em direção ao frio e às trilhas de El Calafate, Puerto Natales e Ushuaia.

Durante 27 dias eles desbravaram diversas maravilhas da Patagônia, alternando as caminhadas com os acampamentos. “Não é preciso dizer que a infraestrutura de 20 anos atrás não chega aos pés do que é oferecido aos viajantes hoje em dia nessa região”, lembra o pai. Segundo Ricardo, a dificuldade não consistia em viajar com as crianças, mas, sim em encontrar informações. “O planejamento foi demorado e minucioso. Demorado principalmente devido à falta de informações e minucioso porque o grupo era formado por mim, minhas esposa Ursula e os guris Lucas e Thomas. Buscamos informações com amigos, montanhistas e diretamente com as prefeituras.”

Foto: Família Schwanke/Arquivo Pessoal
Foto: Família Schwanke/Arquivo Pessoal

A outra missão dos pais era conseguir colocar em apenas duas cargueiras tudo o que eles precisariam para a família inteira, desde roupas e equipamentos, até os mantimentos para a alimentação dos quatro durante a maior parte da viagem.

Depois de tanto planejamento, eles finalmente partiram em direção à Argentina e à uma viagem que ficaria para sempre na lembrança, principalmente das crianças.

20 anos depois…

A expedição Patagônia foi tão importante e marcou tanto a família, que duas décadas depois eles decidiram repetir a experiência. Agora, os filhos estavam crescidos e eles queriam reviver os lugares e memórias dessa viagem.

“Em abril de 2017 surgiu, em casa, o assunto de que estaríamos comemorando 20 anos de nossa aventura. Lucas deu a ideia de que seria legal repetir a viagem. A semente foi lançada. Em julho conversamos novamente sobre isso e os guris toparam!”, lembra Ricardo. Três meses depois eles estavam embarcando novamente em direção à Patagônia e agora com mais uma integrante no grupo, a Letícia, namorada do filho Lucas.

Foto: Família Schwanke/Arquivo Pessoal
Foto: Família Schwanke/Arquivo Pessoal

Os cinco saíram de Porto Alegre no dia 23 de dezembro e comemoraram a chegada de 2018 em El Chaltén. Juntos, eles passaram por muitos locais que fizeram parte da primeira viagem e ainda desbravaram novos caminhos. Ao todo, na segunda viagem, eles fizeram 165km de trilhas em El Calafate, El Chaltén e Torres del Paine.

Foto: Família Schwanke/Arquivo Pessoal
Foto: Família Schwanke/Arquivo Pessoal

“Foi muito emocionante percorrer essas trilhas em família. Algumas novas e outras novamente. Revivemos muitas emoções e fortalecemos os laços entre nós”, finaliza Ricardo.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.