Curiosidades

Na última semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro reconheceu oficialmente a trilha Transcarioca como corredor ecológico. Com seus 180 quilômetros de extensão, ela se torna, assim, a maior trilha urbana da América Latina, passando por diferentes áreas de conservação e proporcionando uma imersão total à floresta nativa preservada.

A Transcarioca vai do Morro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro, até a Barra de Guaratiba, zona oeste. Além de ser mais uma opção para os aventureiros, o corredor é extremamente importante para a biodiversidade, pois conecta diferentes florestas e unidades de conservação, protegendo a fauna e flora da interferência urbana.

Foto: Divulgação/Facebook
Foto: Divulgação/Facebook

Foram necessários muitos anos até que a trilha ganhasse o reconhecimento oficial. A ideia da criação da Transcarioca foi apresentada em 2000, no livro “Transcarioca: todos os passos de um sonho”, de Pedro Menezes, coordenador de Uso Público do ICMBio. Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que a inspiração para a trilha veio de exemplos internacionais bem-sucedidos, como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail (Nova Zelândia).

Foto: Divulgação/Facebook
Foto: Divulgação/Facebook

Transformar o sonho em realidade só foi possível graças a anos de esforços envolvendo mais de mil voluntários. “A Transcarioca é uma construção coletiva e faz parte dos nossos esforços no sentido de oferecer à sociedade um meio ambiente equilibrado, direito de todos, previsto na Constituição brasileira”, explicou Pedro Menezes.

O corredor ecológico carioca é também uma ferramenta para promover a educação ambiental e a sustentabilidade, além de permitir que os trilheiros tenham a oportunidade de explorar áreas de restinga, manguezal, praias, costão rochoso, florestas de baixada e florestas de montanha.

Veja abaixo o mapa da Transcarioca:


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.