Curiosidades

A sustentabilidade está em nosso DNA. Desde o nosso início da nossa história, lá na década de 60, Douglas Tompkins já tinha os três pilares: responsabilidade social, ambiental e econômica, como premissa básica para todo o desenvolvimento do negócio. Mais de 50 anos se passaram e esse conceito está cada vez mais presente em tudo o que fazemos.

Todas as etapas de nosso trabalho, desde a produção até a parte administrativa, se baseiam nos conceitos de sustentabilidade. Durante o decorrer das últimas décadas nós nos comprometemos em incentivar as pessoas a saírem de suas zonas de conforto para viverem experiências outdoor e a cuidarem da natureza. Para fazer a nossa parte, nós protegemos os locais onde operamos e vivemos. Isso significa que, desde a fase de produção até a administração de nossos negócios, tudo é feito tendo o cuidado ambiental e social como prioridade.

Para entender melhor como a sustentabilidade se aplica em nossa linha de produção, que é normalmente onde se concentra o maior impacto ambiental, nós listamos uma série de soluções que fazem parte da nossa história no mundo.

Materiais reciclados

Nós estamos totalmente comprometidos com o meio ambiente e com a performance de nossos produtos. Por causa disso, estamos constantemente investindo em soluções inteligentes na escolha de materiais, manufatura e inovação. Tudo o que nós produzimos é feito com o que existe de melhor em termos de tecnologia e qualidade, para que os produtos durem o máximo possível e tenham o desempenho que os atletas e aventureiros de todas as partes do mundo precisam, mesmo nas situações mais extremas.

Uma das soluções para alcançar este objetivo é utilizar matéria-prima reciclada na fabricação de alguns de nossos itens campeões de vendas. Como grande parte de nossos produtos possui poliéster em sua composição, decidimos utilizar poliéster reciclado proveniente de garrafas plásticas recicladas. Esta solução reduz o impacto ambiental, já que diminui a quantidade de combustíveis fósseis e água usados na fabricação.

Bottle Source

A linha Bottle Source também é completamente feita a partir de garrafas plásticas reaproveitadas, que aqui são transformadas em camisetas casuais e outros acessórios. Produzir camisetas a partir do plástico reciclado já é algo bastante comum, mas o diferencial desse programa é que todas as peças são fabricadas com garrafas PET recolhidas em três grandes Parques Nacionais dos Estados Unidos: Yosemite, Grand Teton e Great Smoky Mountains. Somente através desse programa, em 2018 e 2019 nós já havíamos coletado e reciclado 174 mil kg de garrafas plásticas.

Algodão “social”

O algodão é um material presente em uma parte pequena de nossos produtos. Mesmo assim, nos preocupamos que ele seja o mais sustentável possível. Assim, sempre que possível, usamos algodão orgânico ou damos preferência ao algodão produzidos nos EUA, pois os produtores norte-americanos são obrigados a seguirem normas rígidas de eficiência e boas práticas.

Bluesign

Nós somos parceiros da Bluesign Technologies, um grupo de experts em sustentabilidade na indústria. Eles nos ajudam a criar soluções para reduzir o consumo de água em nossa cadeia produtiva e usar produtos químicos com responsabilidade, sem contaminar o meio ambiente em seu descarte. O método Bluesign é aplicado em cinco categorias: produtividade nos recursos, emissões atmosféricas, segurança e saúde no trabalho, recursos hídricos e segurança do consumidor.

Graças a esse programa, o qual os nossos fornecedores também são incentivados a utilizar, entre os anos de 2010 e 2015, nós nos orgulhamos termos economizado mais de 310 milhões de litros de água (o equivalente a 470 piscinas olímpicas), 69 milhões de kW/h (que seria como retirar 6.403 carros das ruas) e deixado de utilizar mais de 2 milhões de quilos de produtos químicos.

UTMB - 3
Chamonix – Foto: Tim Kemple.

Plumas de Ganso

Mesmo com o desenvolvimento de diversas tecnologias sintéticas, muitos atletas de alta performance ainda utilizam produtos feitos com isolamento térmico em plumas de ganso por sua alta eficiência. Para garantir que nenhum animal seja prejudicado ou sofra algum dano durante a fabricação de um de nossos produtos, a nossa cadeia é certificada com o selo Responsible Down Standart, (RDS) que auditora e garante que os animais são cuidados o tempo todo.

As plumas usadas em nossos produtos são aquelas que caem naturalmente dos gansos. Nada é retirado à força. Também existe a preocupação com o bem-estar dessas aves, que não podem ser alimentadas de forma forçada e, muito menos, maltratadas. (Saiba mais sobre esta certificação aqui)

ThermoBall

ThermoBall é uma das nossas tecnologias mais famosas. Ela é exclusiva The North Face e foi desenvolvida em parceria com a Primaloft, empresa norte-americana com mais de 25 anos de experiência na área de inovação na fabricação de fibras de isolamento térmico. A ThermoBall é uma alternativa sintética e funcional capaz de substituir as tradicionais plumas de ganso, mantendo o alto desempenho, mas sem nenhum tipo de material de origem animal.

Com o passar dos anos essa tecnologia foi sendo aprimorada por nossas equipes de desenvolvimento e nós nos orgulhamos de lançar a mais nova versão de Thermoball: a Thermoball Eco, que tem 100% do isolamento térmico feito a partir de garrafas PET recicladas. Com essa solução, nós damos um passo além em termos de sustentabilidade. Além de não utilizarmos materiais de origem animal, nós também estamos colaborando para a redução do lixo plástico no planeta.

Através dessa iniciativa, mais de 3.6 milhões de garrafas PET já ganharam uma nova “vida”.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.