Curiosidades Esportes

É sempre bom ter um amigo por perto. Quando se trata de treino e desempenho, a companhia de alguém pode fazer muito mais do que evitar a solidão. Pesquisadores de diversas partes do mundo têm realizado testes para avaliar como os grupos reagem aos treinos e os resultados confirmam a tese de que “juntos nós somos mais fortes”.

Conforme reportagem publicada na revista Go Outside, um experimento realizado pela antropóloga britânica Emma Cohen, na Universidade de Oxford, comprovou que quando treinam em grupos, os atletas demonstram mais resistência às dores e suportam melhor o esforço físico.

Para a realização do estudo, a pesquisadora pegou um grupo de remadores e os colocou em uma máquina que simula o mesmo esforço que eles realizam na água. Durante o experimento, os atletas fizeram treinos sozinhos e em grupos. Quando estavam acompanhados, eles demonstraram mais resistência às dores, o que, segundo a cientista, está ligado à produção de substâncias como a endorfina.

corrida_longo
É sempre bom ter um amigo por perto. – Foto: Greg Mionske.

Em outra experiência, publicada na revista científica Journal of Strength and Conditioning Research, a modalidade avaliada foi o levantamento de peso. Apesar de ser um esporte basicamente individual, os atletas tiveram seus desempenhos avaliados sozinhos e na companhia de um assistente. O resultado foi um desempenho bem superior (exatos 11,2%) apenas por ter alguém observando o treino.

Ter um parceiro diário nos treinos ajuda a mudar o foco e distrair, além de ter um incentivo extra para ir um pouco mais longe ou mais rápido. A companhia de um amigo pode ser um aliado forte principalmente para os dias de treinos mais longos e exaustivos. Você já sentiu isso na pele?


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.