Destinos

O Brasil está repleto de destinos perfeitos para a prática de trekkings. Apesar de não termos em território nacional tantas opções de trilhas de longa distância, como a PCT, a John Muir Trail (EUA) ou a Great Trail (Canadá), existem muitas travessias incríveis que também agradam, e muito, os amantes de trekking.

Nós separamos algumas sugestões já bastante famosas, mas que nunca cansam de serem visitadas e apreciadas.

Travessia da Serra Fina

Essa é uma travessia de alto grau de dificuldade, indicada para os montanhistas com experiência prévia e bom preparo físico. Apesar de ser considerada uma das travessias mais difíceis do Brasil, ela não é necessariamente um bicho de sete cabeças, principalmente se você estiver com os equipamentos corretos, em especial, os de navegação e com o corpo em dia.

São necessários, em média, 4 dias para fazer todo o trajeto. Mas, fique tranquilo, que cada segundo que você passa ali é totalmente recompensado pela beleza das paisagens e pela experiência incrível de caminhar pela crista de alguns dos picos mais altos do Brasil. Esse trekking é considerado bastante selvagem, por estar em uma área inóspita. Por isso, tenha cuidado com o caminho e com a escolha ideal dos locais para acampar. Acorde cedo e aproveite desde o nascer até o pôr-do-sol. Os dois momentos, inclusive, são verdadeiros espetáculos da natureza.

A Serra Fina está localizada exatamente no ponto de intersecção entre os três estados da região sudeste do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apesar de possuir aproximadamente 30 km de extensão, ela leva muito tempo para ser finalizada devido às dificuldades da altimetria. São muitas subidas e em boa parte do tempo é necessário carregar uma grande quantidade de água, o que torna as passadas mais lentas e pesadas. Normalmente a travessia tem início na Toca do Lobo, em Passa Quatro (MG) e termina no Sítio do Pierre, também em Minas Gerais.

Pedra da mina
Nascer do sol na Pedra da Mina. – Foto: Andrea Dallevo/Creative Commons

Travessia de Aparados da Serra

Esta é mais uma travessia para quem está com o preparo físico em dia, afinal para completá-la são necessários, em média, três dias de caminhadas intensas. O roteiro mais comum prevê seis horas de trilhas por dia, em distâncias que vão de 17 a 22 quilômetros.

No entanto, assim como na Serra Fina, todos os esforços são recompensados no momento em que você aproveita a vista. A maior parte da trilha acontece na beira de enormes cânions selvagens, alguns deles chegam a ter 6 km de extensão e 900 metros de profundidade.

O trekking costuma ter início no Cânion da Encerra e vai até o Cânion da Cruzinha. As trilhas são intensas e com alto nível de dificuldade, as caminhadas diárias são de, ao menos, 6 horas, dependendo do nível e da quantidade de paradas que o grupo decidir fazer no caminho.

canion_itaimbezinho
Cânion do Itaimbezinho. – Foto: Douglas Scortegagna/Flickr

Travessia da Serra do Cipó

Entre as três opções, essa é a com menor nível de dificuldade. Sendo assim, é a mais indicada para quem quer começar a se aventurar agora nos trekkings. O Parque Nacional da Serra do Cipó está localizado em Minas Gerais e a sugestão para os iniciantes é fazer o trekking até Lapinha da Serra.

O roteiro possui 22 km e é concluído em três dias. Um atrativo interessante é que mesmo tendo nível de dificuldade moderado, quem faz essa trilha consegue chegar ao ponto mais alto da Serra do Cipó, para desfrutar de uma vista incrível. Além disso, o passeio passa por diversas cachoeiras e muita área de natureza intocada. Ainda falando sobre as vantagens, o início do trekking está a apenas 75 km do aeroporto de Confins, em MG.

serra do cipo_certo
Parque Nacional da Serra do Cipó. – Foto: A. Duarte/Flickr

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.