Destinos

As palavras tranquilidade e descanso não fazem parte do vocabulário de quem é aventureiro, nem mesmo nos recessos de final de ano. Inclusive, os apaixonados por movimento enxergam, nesses momentos de descanso, mais uma oportunidade de sentir o sangue pulsar praticando alguma atividade física. O trekking, que faz brilhar os olhos de quem não tem medo de tempo ruim, é uma das práticas mais interessantes para esta época do ano, e é possível aproveitar destinos lindíssimos aqui pertinho, na América do Sul. Se você está procurando por cenários de tirar o fôlego e que possam ser explorados ainda neste fim de ano, confira as nossas seleções.

Trekking

1- Serra do Mar – Brasil

O circuito da Serra do Mar é um prato cheio para quem procura bons destinos no Brasil. Com cerca de 1.500 km de extensão e passando do Espírito Santo até Santa Catarina, o trajeto oferece as lindas paisagens da Serra da Bocaína e Serra dos Órgãos. É possível, inclusive, dar uma esticada na Área de Proteção Animal de Petrópolis e nas Reservas de Patrimônio Natural. Quem escolher a Serra do Mar como destino, poderá contemplar, ainda, algumas áreas remanescentes da Mata Atlântica. Difícil resistir, não é mesmo?

2- Torres Del Paine – Chile

Considerado um dos melhores trekkings do mundo, o Circuito W é um prato cheio para quem procura por paisagens exuberantes.  Esse trajeto exige roupas com tecnologias mais específicas, pois uma de suas principais características são as bruscas mudanças climáticas. No mesmo trajeto é possível sentir a temperatura cair cinco graus e ser atingido por ventos que chegam a 100km/h. Uma das vantagens de fazer o trajeto nessa época do ano, é que os períodos de luz são mais longos e os dias podem durar até 16hrs.

3- Deserto do Atacama – Chile

O Chile é um dos destinos mais visitados para esta prática – e o Deserto do Atacama é um dos lugares favoritos dos exploradores mais apaixonados. Um dos mais famosos patrimônios naturais do Planeta e com o deserto mais seco do mundo, o cenário é ideal para quem busca por desafios e beleza. O melhor período para a visita é no Outono ou no Inverno, mas nada impede que você faça uma visita em pleno Verão. Mas prepare-se: as temperaturas podem chegar até 40º C durante o dia.

4- Bariloche – Argentina

Cerca de 1.650 km de Buenos Aires, Bariloche é um destino que atrai diferentes pessoas, já que o local é perfeito tanto para prática de ciclismo, rafting e canoagem, quanto para o trekking. Apesar da alta temporada ser no inverno, é possível obter uma experiência interessante também no verão, já que a temperatura chega a 22º neste período. Bariloche é localizada na Cordilheira dos Andes, então, paisagem e fotos incríveis não faltarão.

5- Monte Roraima – Brasil

Este é mais um caso de destino brasileiro que é muito mais apreciado por estrangeiros. Localizado na floresta amazônica, o trajeto tem início em Boa Vista e passa pelas cidades de Paraitepuy e Santa Elena de Uairén (ambas na divisa com a Venezuela). A melhor época para visitar o local é agora, por conta do clima. Porém, é importante ter em mente que as caminhadas são longas – o trekking completo dura seis dias. É o destino perfeito para quem quer se desafiar.

E ai? Bora para a próxima aventura?