Destinos

A Chapada dos Veadeiros é mais um destino nacional incrível. Seguindo as nossas dicas sobre as chapadas, a da vez está localizada em Goiás, em uma área de mais de 240 mil hectares de pura beleza natural e muita história. Para se ter noção da sua importância, a Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001. A região está no coração do cerrado brasileiro e além de toda a riqueza em biodiversidade, também traz o histórico dos garimpos, com as antigas rotas hoje sendo usada pelos aventureiros que passeiam pelo parque.

Assim como acontece em outras áreas de preservação ambiental, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está sob os cuidados do ICMBio. Isso significa que os visitantes precisam estar atentos aos horários de funcionamento e a algumas regras indispensáveis para garantir a segurança dos turistas e também a integridade do parque.

chapada_dos_veadeiros3
A entrada no Parque é gratuita e ele é aberto à visitação de terça a domingo. – Foto: Edgar de Brito/Creative Commons

Atualmente, quem visita a Chapada dos Veadeiros não precisa pagar pelo ingresso na entrada. Mas, é necessário fazer o registro do visitante logo na entrada do parque. Além disso, alguns dos principais atrativos têm um limite de pessoas que podem acessa-los diariamente. Então, fique atento a isso e chegue cedo ao parque.

O que fazer?

As opções são diversas e os atrativos vão desde cachoeiras acessíveis a poucos metros de caminhada até longas trilhas em que é necessário acampar. A leva de trilhas longas é liderada pela Travessia das Sete Quedas. O percurso, que tem 23,5 km, costuma ser percorrido em 2 a 3 dias e o nível de dificuldade é muito pesado. O período mais indicado para este passeio é de junho a outubro e é necessário fazer o agendamento prévio para garantir a viagem.

chapada_dos_veadeiros1
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no município de Alto Paraíso, em Goiás. – Foto: Edgar de Brito/Flickr – Creative Commons

A Trilha dos Saltos é mais uma opção para os aventureiros experientes. Apesar de ter apenas 11km, contando o trajeto de ida e volta, ela tem o terreno bastante acidentado e pedregoso, o que eleva o nível de dificuldade.

Para as famílias que visitam a Chapada com crianças ou com pessoas quem tenham dificuldade de locomoção, uma sugestão é a Trilha da Seriema. Ela possui apenas 800m, contando ida e volta. É muito leve e, durante o período de chuva, ainda oferece a possibilidade de banhos no Córrego Rodoviarinha.

Além dessas trilhas, a Chapada dos Veadeiros conta com inúmeras cachoeiras e pontos para observação de aves, fauna e flora.

chapadadosveadeiros
A Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001. – Foto: Marina Campos Vinhal/Creative Commons

Como chegar?

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no município de Alto Paraíso, em Goiás. Seu principal acesso é feito pela Rodovia GO-239. De acordo com o ICMBio, a entrada está a 260km de Brasília e a 460km de Goiânia.

A entrada no Parque é gratuita e ele é aberto à visitação de terça a domingo. Durante os meses de janeiro e julho o parque fica aberto todos os dias da semana.

Clique aqui para mais informações.

Conheça também a Chapada dos Guimarães e a Chapada Diamantina.

A Chapada dos Veadeiros conta com inúmeras trilhas, cachoeiras e pontos para observação de aves, fauna e flora. – Foto: Silesia Silva/Creative Commons

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.