Destinos

A Miramundos é uma equipe de expedições jornalísticas e fotográficas, que registra lugares incríveis de um jeito único. A próxima aventura dessa galera será desbravar a região de Abrolhos, na Bahia, tanto na parte terrestre quanto marinha, ou seja, 95 mil quilômetros quadrados de área total e 300 quilômetros de costa. Esse espaço agrega parques e recantos que não são tão conhecidos no Brasil e, por isso, serão fotografados e desbravados pelo grupo.

A jornada teve início neste mês e está sendo documentada nos sites O Globo (clique aqui para visitar a página da Miramundos no jornal) e no portal Extremos, sem contar as atualizações constantes nas redes sociais – Instagram e Facebook. O resultado final dessa aventura será publicado em fotolivro bilíngue, já intitulado “Abrolhos – Terra e Mar”.

dia-03-miramundos-12

A equipe formada pelo jornalista e fotógrafo Rafael Duarte, pelo curador e multiesportista Jaime Portas Vilaseca, pelo fotógrafo Flavio Forner, e pelo cinegrafista Pedro Serra, passará um mês no norte do Espírito Santo até as redondezas de Porto Seguro, na Bahia, para documentar as imagens da região, que é conhecida por abrigar a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

“Nossas expedições têm o objetivo de revelar as belezas do mundo através de experiências para sensibilizar o público quanto à importância da preservação dos patrimônios naturais, artísticos e históricos. E Abrolhos é um destino que nos possibilitará mostrar diversas riquezas nacionais e iniciativas de sucesso enquanto usamos o esporte para nos levar a todos os cantos deste que é um dos lugares mais lindos do Brasil”, destaca Jaime.

Preparação

A The North Face é movida por boas histórias e grandes aventuras, então, estivemos com a equipe durante sua preparação para a expedição. Por se tratar de um trajeto extenso, foi preciso um treino igualmente completo para prepará-los. O professor Bruno França separou os treinos nas diversas modalidades:

miramundos-regencia-12

Fortalecimento do core: exercícios básicos de estabilização de solo como pranchas e pontes;

Força e potência: Além de fortalecer as articulações, o treinamento amplia potência e resistência;

Aeróbicos: Em jornadas de longas distâncias, a resistência é fundamental;

BT_MIRAMUNDOS_03

Treinamento integrado: São exercícios integrados, onde membros superiores e inferiores são trabalhados ao mesmo tempo em movimentos sincronizados. É divertido, desafiador e eficaz;

Funcionais: São exercícios para ativar os músculos necessários na prática. Tanto nos treinos indoor quanto nos outdoor.

produtos

Aventura

A expedição teve início oficial na foz do Rio Doce – localidade onde a lama do desastre da barragem de Mariana escoou para o mar. Em diferentes pontos do trajeto a equipe acompanhará o trabalho de técnicos e especialistas que vão fornecer as últimas informações sobre a situação atual das ameaças do impacto da lama na região e como isso pode influenciar a biodiversidade, a pesca e o turismo no local.

dia-02-miramundos-23

De lá a equipe segue rumo ao norte pela costa para explorar esta parte do país que tem mais de 500 anos de uma história que vêm sendo escrita desde os primeiros passos do Descobrimento, onde há comunidades tradicionais, parques naturais, aldeias indígenas e construções de extrema relevância para os nossos patrimônios histórico e cultural.

Sobre Abrolhos

A região de Abrolhos abriga mais de um milhão de pessoas – entre comunidades pesqueiras, indígenas e pequenas e médias cidades. A costa é famosa por ter sido uma das primeiras a receberem os portugueses e, consequentemente, ter sido o local onde começou a exploração do capital natural do país com a extração de pau-brasil. Seu oceano é reconhecido por abrigar a maior biodiversidade marinha do Atlântico ao sul da linha do Equador, com registro de mais de 1.300 espécies como peixes, crustáceos, moluscos, corais, mamíferos, tartarugas, aves marinhas, entre outras.

dia-03-miramundos-12

A região possui a maior produção pesqueira da Bahia e é também um dos principais polos turísticos do país, com destaque para as praias paradisíacas e o mergulho nos recifes durante o verão, e a observação das baleias Jubarte no período de julho a novembro.Entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, a região abriga mais de um milhão de pessoas – entre comunidades pesqueiras, indígenas e pequenas e médias cidades.

Você tem dúvidas de que o projeto será incrível? Nós não! Por isso, fica a dica: siga agora os perfis da @miramundos e @abrolhos no Instagram e curta a página dessa galera. Aventura e inspiração nunca é demais! 😉