Destinos

Por: George José Volpão – parceiro The North Face

Relato de trilhas no Parque Estadual do Pico do Marumbi – Curitiba, PR, 24 de agosto de 2014

George Volpão, 37 anos, nascido no Paraná, montanhista, corredor e amante das atividades ao ar livre. Oriundo do montanhismo, busca correr e pedalar em trilhas pelo mundo todo, unindo a paixão pelas montanhas com o prazer proporcionado pelas atividades esportivas de longa distância. Além do Paraná, já percorreu trilhas em Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina e Chile.

“O Parque Estadual do Pico do Marumbi está localizado nos municípios de Morretes, Piraquara e Quatro Barras e a aproximadamente 60 quilômetros da capital paranaense, Curitiba. Conta com uma série de cumes interessantes e trilhas bem sinalizadas para acessá-los. A região do Marumbi impressiona pela verticalidade de suas encostas e percursos, exigindo muitas vezes o uso de cordas, correntes e degraus instalados na montanha por grupos como o Clube Paranaense de Montanha (COM) e o Corpo de Socorro em Montanha (COSMO).

Domingo, dia 24 de agosto, reencontrei as trilhas de lá após alguns meses de ausência. Gosto muito da região, pois além de ser um ótimo treino de montanhismo e corrida de montanha, é oportunidade certa de belas paisagens e para rever amigos.

Da mesma forma, aproveitei para colocar em ação equipamentos The North Face como o tênis Hypertrack, mochila Torrent 8 e Short GTD Running 5”. O corta vento Verto não foi utilizado, dado o forte calor do dia, e então, ficou na mochila.

Apesar da forte declividade e dificuldade técnica das trilhas, o Hypertrack suportou muito bem as agruras do terreno e meus atuais 77 kg. Nos trechos em que era possível correr entre pedras e raízes, portou-se com segurança e firmeza. Fiquei um pouco surpreeendido, pois a primeira vista ele parece um calçado mais delicado, apropriado para trilhas mais roladas. Nada disso: funcionou muito bem na “pancadaria”.

A mochila Torrent 8 mostrou-se ideal para este tipo de atividade, corridas ou trekkings de um dia inteiro em montanha. Com capacidade suficiente para acondicionar um corta-vento, lanche e água, comportou-se de maneira bastante satisfatória. O short TNF GTD Running 5” me chamou a atenção pela leveza e conforto. Seu corte protege “as partes” e evita assaduras na virilha, algo que eventualmente acontece com outros modelos com corte clássico como é o caso.

A trip? Esta foi incrível e as fotos podem dar ligeira dimensão: foram “apenas” 16 quilômetros, com 1.500 metros de desnível positivo em pouco mais de seis horas de atividade.

Na montanha, a velocidade não importa tanto. O que vale é a oportunidade de explorar novos locais e novas sensações. Neste fim de semana passado no Marumbi, não faltou nada disso.

Próxima parada? Parque Nacional de São Joaquim, onde irei fazer a cobertura de um evento e tentar uma escapadinha para conhecer os campos e cânions desta região serrana de Santa Catarina.”

Boa sorte nas próximas aventuras, Volpão.
Acesse o site e conheça todas as explorações deste incrível atleta: – www.georgevolpao.com.br

– Never Stop Exploring

www.thenorthface.com.br