Destinos

A Patagônia é um verdadeiro paraíso para quem está em busca de aventura na América do Sul. Localizada entre a Argentina e o Chile, ela oferece os mais diferentes atrativos, paisagens incríveis e opções de passeios para todos os gostos e níveis de dificuldade.

Pelo lado argentino, um dos principais atrativos é o glaciar de Perito Moreno, com seus majestosos 250 km2 de superfície, uma área semelhante à de Buenos Aires. Para os apaixonados por trilhas e escalada, a região de El Chaltén é a melhor parte. Lá é possível fazer diferentes trekkings ou tentar escalar os picos Fitz Roy e Cerro Torre, famosos no mundo inteiro por sua dificuldade.

Patagônia – Foto: WlDuncan/Flickr

Já no Chile, o Parque Nacional de Torres Del Paine e Ushuaia são os principais cartões de visita. As enormes montanhas de granito, os lagos, campings e, principalmente, os circuitos no entorno das montanhas são um prato cheio para quem está querendo uma imersão total na natureza.

O Ushuaia é outo espetáculo à parte. Também conhecido como “Terra do Fogo”, esta é a cidade mais austral do mundo. Lá é possível praticar diferentes esportes de aventura e de neve, ciclismo, trekking, canoagem, ski e snowboard são apenas alguns da lista. Isso sem contar a enorme quantidade de animais polares que habitam a região.

Uma curiosidade é o fato de a Patagônia ser a área com mais geleiras no mundo fora das zonas polares. Em consequência disso, lá é sempre frio. No inverno os termômetros chegam facilmente a -20ºC e no verão eles não costumam ultrapassar os 10ºC. Para quem quer se aventurar nas trilhas ou em escaladas, o mais indicado é viajar durante o verão, quando a neve já está mais derretida, a vegetação ganha mais cor, os glaciares ficam em mais evidência e o frio fica bem mais suportável para as trilhas e acampamentos. Para quem quer aproveitar a neve, o inverno é a estação perfeita.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.