Destinos

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas gerais. Além de ser uma região extremamente importante em termos de biodiversidade, coberta pelos biomas Mata Atlântica e Mata de Araucárias, a Serra também oferece uma infinidade de opções para quem procura aventura, ecoturismo e até luxo.

Uma das grandes vantagens da Serra da Mantiqueira, comparada a outros destinos nacionais incríveis, é a sua proximidade a algumas das maiores cidades do Brasil. Bragança Paulista, por exemplo, está a apenas 90 km da capital paulista. Belo Horizonte está a 170 km de Barbacena e do Rio de Janeiro até Visconde de Mauá são 198 km.

O Parque Nacional de Itatiaia, um dos destinos mais buscados pelos aventureiros de diversas modalidades, foi o primeiro Parque Nacional do Brasil. Além dele, a Serra da Mantiqueira ainda engloba os parques estaduais da Serra do Brigadeiro, Serra do Papagaio e Campos do Jordão. Os picos com altitudes superiores a 2.000 metros, em relação ao nível do mar, são perfeitos para a prática de trekkings, trail run e, principalmente, escalada.

pedra da mina
Pedra da Mina – Foto: Holly/Creative Commons – Flickr

Para quem está em busca de altitude, a Serra da Mantiqueira oferece muitas possibilidades. Em diversos picos é possível ver o sol nascer estando acima das nuvens ou contemplar uma noite estrelada seguida por um camping na madrugada fria da Serra, afinal, a temporada mais indicada para as aventuras na região é o inverno, quando as chuvas são menos comuns e as trilhas e rochas ficam secas e ideais para a prática esportiva e acampamentos.

Confira abaixo a altitude de alguns dos principais picos que fazem parte da Serra da Mantiqueira:

tabela_picos_itatiaia_final