Dicas

Com um mundo cada vez mais conectado, as novas gerações passam a ter o contato com as tecnologias desde muito cedo e o tempo gasto em frente às telas, seja do celular, do computador ou da televisão, tende a ser cada vez maior. Para evitar o sedentarismo, o isolamento e todos os outros problemas que eles trazem, é muito importante incentivar as crianças a aproveitarem a natureza e o tempo ao ar livre.

Para ajudar nesta missão, nós separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora se aventurar com os pequenos.

  1. Respeite os limites e esteja aberto a mudanças

É muito importante não sobrecarregar demais as crianças, principalmente nos primeiros contatos delas com esse mundo de aventura. Apesar de terem muita energia, eles tendem a se cansar das longas caminhadas e até mesmo da monotonia que uma trilha pode oferecer. Portanto, esteja atento aos sinais de cansaço, faça pausas, ande no ritmo das crianças e, principalmente, esteja aberto às mudanças. Pode ser se o caminho planejado não seja concluído ou que o roteiro mude no meio do caminho. Essas mudanças não devem ser enxergadas como algo negativo e, sim, como oportunidades para fazer diferente.

  1. Deixe as crianças viverem as suas próprias experiências

É óbvio que estar em uma trilha exige muita vigilância, mas tenha cuidado para não sufocar as crianças. Permita que eles façam suas próprias descobertas e aproveitem experiências próprias, que não sejam induzidas pelos hábitos ou visões dos adultos. As crianças têm uma imaginação enorme e podem criar oportunidades e aventuras próprias maravilhosas. Deixe-as livres para terem seus próprios momentos.

Foto: Ian Momsen
Foto: Ian Momsen
  1. Demonstre entusiasmo e valorize as conquistas

O humor dos adultos se reflete diretamente no comportamento das crianças. Portanto, mesmo nos momentos mais tensos, foque nas coisas boas. Mostre às crianças que estar em meio à natureza é algo maravilhoso e que toda essa imensidão é motivo para muita felicidade. Esteja sempre entusiasmado e incentivando-os a descobrir e experimentar coisas diferentes. No meio disso tudo, lembre-se sempre de valorizar o esforço e cada conquista, por menor que sejam.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.