Dicas

A refeição pré-treino é extremamente importante para garantir o bom desempenho e proporcionar o máximo de energia durante as atividades físicas. Quem treina sempre no limite do corpo sabe que a escolha certa dos alimentos é decisiva para definir a performance.

Além de escolher os alimentos certos, é bem importante respeitar um limite de tempo para que o organismo faça a absorção dos nutrientes e os transforme na energia que será queimada posteriormente. O mais comum e indicado é fazer a refeição pré-treino de 45 minutos a uma hora antes do início da atividade física.

Nós separamos algumas sugestões de alimentos que podem te ajudar a ter um gás extra na hora do treino ou competição:

Batata Doce

A batata doce é o famoso alimento dos “marombas”, mas ela não é útil apenas para quem quer ganhar massa magra. Por ser um alimento rico em carboidratos complexos e muito prático, a batata doce é uma ótima opção para o pré-treino, já que é fácil de ser consumido em qualquer horário do dia. Ela ajuda a controlar o nível da glicemia, possui um baixíssimo teor de gordura, ferro, potássio, cálcio, entre outros nutrientes excelentes para atletas.

Aveia

A aveia também é um alimento super prático. Rica em carboidratos complexos, proteínas e fibras, ela ajuda gerar energia, proporciona muita saciedade e ainda ajuda a controlar o colesterol, graças ao seu alto teor de b-glunas, nutrientes que ainda reforçam o sistema imunológico e ajudam a proteger o organismo de diversas infecções. Uma sugestão é combinar a aveia com outros alimentos, seja um mingau acompanhado de uma fruta com alto índice glicêmico ou até mesmo uma dose de whey protein com aveia e água de coco.

A aveia é um alimento super prático e funcional. – Foto: Photogmateo/Flickr – Creative Commons

Banana

A banana é um dos alimentos preferidos dos atletas. Além de ser fácil, ela é muito nutritiva. A grande concentração de potássio, faz com que essa fruta seja ótima para quem quer evitar as câimbras e a fadiga muscular. A banana também possui alto nível glicêmico, portanto, pode ser consumida junto com a aveia, que é um carboidrato complexo. O interessante é que essa combinação pode ser feita até em um período mais curto pré-treino, de 30 minutos antes da atividade física.

Arroz integral

Dependendo do horário do treino, o arroz é uma opção sólida muito interessante para o pré-treino. Esse é um dos alimentos mais comuns e queridos entre os brasileiros. O arroz integral também é um carboidrato complexo que vai lhe proporcionar energia por bastante tempo. Ele também pode ser combinado com outros acompanhamentos, de preferência ricos em proteína. Mas, cuidado para não exagerar e ir treinar pesado.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.