Dicas

Se você é um apaixonado por aventuras e, principalmente por trilhas, já deve ter ouvido falar do Wikiloc. Este aplicativo grátis e colaborativo permite que pessoas no mundo inteiro compartilhem os mais diversos detalhes de suas experiências outdoor para incentivar outras pessoas a explorarem novos destinos.

O app é muito fácil de usar e extremamente útil. Após baixá-lo em seu celular, você pode pesquisar trilhas em diversas partes do mundo, acessando o depoimento dos exploradores, fotos, informações sobre altimetria, estrutura local, espaço para camping, dificuldade do trajeto, sugestões de caminhos e muito mais. Todas essas informações sobre as trilhas também estão disponíveis no portal Wikiloc. A vantagem de ter o aplicativo em um dispositivo móvel é a possibilidade de usar o próprio GPS do celular para gravar as viagens e obter todas as estatísticas detalhadas de cada aventura ao alcance da sua própria mão para guardar ou compartilhar com todos os seus amigos.

De acordo com o site oficial da ferramenta, o Wikiloc já soma mais de 3 milhões de membros e seu acervo conta com mais de 7 milhões de trilhas e 11 milhões de fotos. Os roteiros incluem trilhas de curtas e longas distâncias, com diferentes níveis de dificuldade e que podem ser feitas a pé, de bike, de carro, de moto, velejando, mergulhando ou usando qualquer outra forma de transporte. Inclusive, é possível fazer um filtro do roteiro, buscando pelo tipo de transporte que você pretende usar na aventura.

wikiloc

Outra coisa muito legal do app é interação que ele possibilita. Em cada trilha é possível comentar e interagir com a pessoa que publicou a rota e com outros interessados no trajeto. A troca de experiências que a ferramenta permite ajuda a aprimorar o planejamento de qualquer viagem e acaba também incentivando novas descobertas e aventuras.

Clique aqui para acessar o site ou baixo o app para Android ou Apple.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.