Dicas

Correr uma prova de longa distância, seja na montanha ou na cidade, exige muito preparo e demanda de alguns cuidados simples, mas muito importantes. A alimentação no dia que antecede a prova e no próprio dia da corrida é um dos temas que geram dúvidas e opiniões diferentes. Para bater o martelo no assunto, nós perguntamos para a nossa atleta e corredora de montanha, Rosalia Camargo quais são os hábitos dela.

Como uma grande corredora, que lidera atualmente o ranking nacional de trail run, ela tem experiência de sobra para compartilhar com a gente. E quando nós perguntamos a ela o que comer antes de uma prova, a resposta veio rápida e direta: macarrão!

“No dia que antecede a prova, eu me cuido muito em termos de alimentação e hidratação. Em geral bebo muita água e como macarrão… simples! O macarrão é só massa mesmo, nem queijo eu coloco. Outra preocupação é não sentir fome. Como certinho nos horários de almoço e jantar”, explicou Rosalia.

Se um dia antes da corrida a dieta é basicamente água e macarrão, no própria dia da prova a alimentação também não foge muito da combinação carbo + hidratação. Como as provas costumam ser na parte da manhã, a refeição pré-corrida é quase sempre o café da manhã, que para Rosalia também é bem simples: “No café da manhã eu como pão puro, aquele pão branco mesmo, e bebo água com uma colher de medida do suplemento Sport Drink Endurance (diluído em 100 a 150ml de água)”.

Vale lembrar que a dieta de cada atleta é bastante pessoal e pode variar de acordo com uma série de fatores. Esta é apenas uma dica pessoal da Rosalia, mas que pode ser bastante útil para muitas pessoas.

E você? O que costuma comer antes de uma prova?